segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ravioloni recheado com ragu de músculo e funghi ao molho de pesto com limão

Bia, diretamente do meio da correria, a procura de babá, para agradecer a todos pelos recados gentis dos últimos posts. Tem sido ótimo conhecer alguns de vocês ao vivo (mesmo que rapidíssimo) e outros tantos mais pela internet apenas. Vocês, leitores amigos, têm sido um grande incentivo para continuarmos postando sempre. Somos muito gratos pelo retorno em recados, emails... cada palavra de vocês fazem com que a gente busque sempre uma qualidade melhor no Trivial. Obrigada.

Segue mais uma receitinha que eu fiz no finalzinho do mês passado pra minha irmã e sobrinho.

Ravioloni recheado com ragu de músculo e funghi ao molho de pesto com limão

Ingredientes:

Massa:
150 g de farinha de trigo
150g de semolina
3 ovos
sal q.b.

Recheio:
meia cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
250g de músculo
1 xic. de funghi seco hidratado em caldo
farinha de trigo q.b.
1 tomate concassé picadinho
extrato de tomate q.b.
pimenta do reino q.b.
caldo de carne q.b.

Molho:
molho pesto q.b.
suco de meio limão siciliano
sal q.b.
manteiga q.b.

Preparo:

Massa:
Prepare a massa segundo os passos dessa receita. Abra a massa e use um cortador quadrado e marque a massa. No caso desse prato usei um cortador grande. Depois de marcar a massa, coloque o recheio no meio, não exagere para não rasgar a massa ou abrir. Feche os raviolonis com clara de ovo pincelada nas bordas. Cozinhe em bastante água até que massa fique al dente.

Recheio:
Tempere os cubos de músculo com sal e pimenta do reino. Passe-os na farinha de trigo e sele por todos os lados em manteiga bem quente. Retire as carnes e na mesma panela refogue a cebola e o alho, volte as carnes à panela e mude tudo para uma panela de pressão. Coloque extrato de tomate suficiente até envolver toda a carne. Deixe reduzir um pouco. Enquanto isso hidrate o funghi em caldo de carne, escorra e pique. Coloque o tomate concassé e o funghi na panela com a carne e agregue caldo até cobrir tudo. Tampe a panela e deixe uns 40 a 50 min. Quando abrir a carne deve estar se desmanchando. Desfie as carnes e deixe o caldo reduzir. O recheio não pode ficar muito molhado senão encharca a carne.

Molho:

Aqueça uma colher de manteiga, coloque mais ou menos umas três colheres de pesto* e o suco de limão. Acerte o sal, se tiver muito grosso coloque um pouco mais de azeite.

é isso. Espero que gostem.



*eu usei um pesto pronto que a gente ganhou do casal Zé e Cris que trouxeram do Rio Grande do Sul uns quitutes pra gente. Taí meninos, uma das mil aplicações que demos e ainda estamos dando aos presentes que vocês nos deram. Mas caso queiram uma receitinha de pesto é só pedir.

6 comentários:

Leo Gonçalves disse...

Esse eu não comi, mas que tá lindo, tá.

laila radice disse...

nossa esta lindo demais Bia...

como eu gosto de musculo...é tao bom! bjs

Simone Izumi disse...

uowww!!!!
babei.......................
bjooo

Fabrícia disse...

Posso tirar um pedacinho .... minha nossa. Foi um prazer lhe conhecer no encontro. Cruzamos com a Bia rapidamente e nem deu ara trocar uma palavrinha. Aguardamos vcs aqui no Quebec.
Abraços,
Fabricia e Mohamed.

Anaquim disse...

Aieammmm!!!! Faz uma versão veggie, faz??? Eu compro uma passagem dividida em 100 vezes só pra conferir!! Bjjoo!

Manu disse...

uia, adorei a receita da massa, ta um espetaculo a foto.
Vixe nao comentei sobre a comemoracao de 3 anos juntos, fico feliz que voces formaram uma familia linda. Uma pena que estou tao longe, mas acompanho tudo de pertinho, desde o comeco...

adoro a xilogravura, e detalhe, meu namorado faz tambem. so que aqui tem outro nome e vem de outra origem :)