segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Crepes com recheio de camarão e truta ao molho de gorgonzola

O Leo pediu um jantarzinho levinho e na hora eu pensei num crepe, algo que a gente não fazia há séculos. Aproveitei um molho de gorgonzola que ele tinha feito* na noite anterior e que tinha sobrado bastante. E a nossa geladeira está com sérios problemas de conservação, então precisava dar cabo de dois filés de truta e quase meio quilo de camarão antes que estragasse. Dessa mistura surgiu um prato rápido e muito gostoso. Segue a sugestão:



Crepes do mar ao molho de gorgonzola

Ingredientes:
Massa:
1 pitada de sal

165ml de leite

8 colheres (sopa) de farinha de trigo

2 ovos
Molho:
½ cebola picada
1 dente de alho
200 g de gorgonzola
250 ml de creme de leite fresco
noz moscada q.b.
sal q.b.
Recheio:
Dois filés de truta
300g de camarão médio
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
8 tomates cereja picados sem semente
sal q.b.
pimenta do reino q.b.
azeite q.b.
cebolinha francesa

Preparo:

Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por meia hora. Antes de usar dê uma batidinha rápida. Esquente uma frigideira antiaderente e coloque um pouco de azeite, apenas dessa vez. Despeje a massa, espalhe na frigideira de forma a obter um crepe fininho. Deixe cozinhar dos dois lados. Repita a operação até o final da massa.
Molho: Amasse o gorgonzola com um garfo. Refogue a cebola em um pouco de azeite quente, junte o alho e refogue mais um pouco. Junte o gorgonzola e deixe derreter um pouco. Coloque o creme de leite e mexa até que todo o queijo tenha se incorporado ao creme de leite. Rale a noz-moscada, mas não muita, afinal estamos mexendo com sabores suficientemente marcantes. Acerte o sal. Nesse momento eu recomendaria neste caso algo que eu acabei não fazendo. Bater o molho depois de pronto no liquidificador. Depois vendo as fotos, achamos que as cebolas deram uma estética esquisita ao resultado final.
Recheio: Comece pelo camarão. Cozinhe-o em bastante água e sal. Descasque-os e reserve. Tempere o filé de truta com sal e pimenta do reino e grelhe até dourar. Retire a pele e despedace o peixe grosseiramente. Na mesma frigideira refogue a cebola, depois o alho, junte o camarão, o peixe e o tomatinho e deixe cozinhar por alguns minutinhos. Para finalizar coloque umas três colheres de sopa do molho e misture bem. Acerte o sal.
Montagem: Há inúmeras maneiras de servir um crepe. Você pode recheá-lo como uma paqueca, fazendo um formado comprido. Pode recheá-lo e dobra-lo em quatro com um triângulo ou fazer uma trouxinha e amarrar em cima como na foto. Coloque uma quantidade não tão generosa senão o crepe pode rasgar ou não fechar facilmente. Amarre com a cebolinha francesa (com muito cuidado porque elas rompem facilmente), despeje o molho quente por cima e sirva imediatamente.



P.s.: A massa de crepe foi livremente adaptada do blog Taste in Haven
*O prato do Leo realizado na noite anterior fica para um outro post.

10 comentários:

Neyma disse...

OI Bia,
Adorei este crepe!!!Que delícia!
Sugestão perfeita para uma entrada ou mesmo para uma refeição leve como vc fez. Parabéns!Criativo e ainda aproveitando o que tem na geladeira.
Beijo

Laurinha disse...

Saborosíssimo e elegante!
Eu quero!!!!
Beijinhos

Eli disse...

Que luxo!!!

Anônimo disse...

Quantos dias dura a massa de crepe no frigorifico?

Luciana Macêdo disse...

Uma refeição saborosa e charmosa. Ótima sugestão.
Bjs!

Mari Rezende disse...

Bia, como sempre um prato delicioso com uma apresentação impecável! Parabéns! ;)
Beijinhos

Bia disse...

Neyma Obrigada. Esse negócio de aproveitar o que se tem na geladeira é bom mesmo. Uma baita economia com um pouco de criatividade.
Laurinha, Eliana, Luciana e Mari Obrigadíssima. Que bom que gostaram da sugestão.
Anônimo eu não sei quanto tempo a massa de crepe dura na geladeira porque sempre fazemos e usamos imediatamente. Acho que ela funciona melhor fresca. E como é tudo rapidinho no liquidificador, eu não recomendo fazer com muita atencedência.

Leila disse...

hummm, parece ser delicioso!
beijhinhos

Claudia disse...

Nossa, vocês me deram uma excelente idéia com estes crepes...

Takk skal du ha!!!

C.

Unknown disse...

Uma dica para a cebolinha não quebrar, é colocá-la de molho na água fervente por um minuto. Ela fica bem mais resistente na hora de dar o nó.

Vou testar a receita num jantar em minha casa.

Beijos