terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Sashimi de Saint-peter marinado.



Acabei de passar por uma situação engraçada. Um amigo aqui da agência ia receber convidados em casa e como – hoje - eu tinha mostrado o Trivial para ele, prontamente veio o pedido: "me dá aí uma receita simples para eu fazer já já". Isso em alto e bom som, pra todo mundo ouvir. Deu branco, mas eu não podia passar vergonha na frente de todos. Tic tac, tic tac. Ai, ai, ai, falso-aprendiz-de-cozinheiro-de-araque. Daí lembrei de algo que fazemos em casa e tirei um coelho, digo, um prato oriental da cartola.

Este é um prato é gostoso, de boa apresentação e TRIVIAL demais.

Dificuldade: fácil.

Serve 5 pessoas.

Ingredientes:

- 4 filés de saint-peter (peixe que substitui bem o robalo)
- 150 ml de shoyu
- 2 colheres de sopa de molho de ostra (opcional)
- Cebolinha picada finamente
- 1 limão grande

OBS1: Os filés de saint peter têm um lado mais alto e outro mais fino. Prefira os que têm o lado mais alto bem alto, para que os sashimis fiquem larguinhos.

Modo de fazer:

Separe o lado mais baixo dos filés de peixe, guardando para fazer um grelhado ou um fumet (caldo) de peixe. Corte os lados mais altos perpendicularmente, com a faca ligeiramente inclinada na diagonal, fazendo sashimis bem finos - certa de 0,5 cm. Não sei se é o jeito correto de cortar, nunca fiz curso nenhum de cozinha, muito menos japonesa. Mas se você não vai servir este prato a um sushiman,
corte assim mesmo que fica legal.

Misture em uma tigela o shoyu, o suco do limão, o molho de ostras e mexa bem para dissolver este último, que tem uma consistência cremosa. Eu disse que é opcional porque não é tão fácil de achar em supermercados. Eu compro na Liberdade. Sem ele fica bom também, mas eu sinto falta quando não uso.

Coloque os sashimis arrumados em um prato, regue com o molho e jogue a cebolinha por cima, para decorar.

Volte para a geladeira e retire um pouco antes de servir, para que fique quase à temperatura ambiente.

Ah, não esqueça de comprar hashis.

* Sólon, bom jantar. Espero que dê certo.

OBS2: Também sugeri uma outra entradinha – Cream Cheese com calda caramelada de pimentão amarelo. Mas essa é uma especialidade da Bia, então vou deixar para ela postar.

OBS3: Dizem que o Saint Peter é a nossa conhecida Tilápia. Parece que deram um nome mais pomposo e o peixe cresceu na avaliação do pessoal aqui no sudeste e sul. Só para constar.

11 comentários:

laila radice disse...

que bela dica! tenho certeza q o jantar será um sucesso ocm esse menu!

Leo Gonçalves disse...

Laila, eu tô torcendo. Fico feliz com a visita. Apareça sempre.

margot disse...

Adorei a receita. Vou experimentá-la, qualquer dia. Tô esperando a receita do feijão preto com paio.

Anônimo disse...

Ei, macho, num sabia que tu era adepto da alta culinária. Gênio. Quando é que a gente vai se reunir pra acariciar o estombo e fumar uns habanos?

Cris disse...

É sempre assim mesmo, dá branco quando perguntam de nossas receitas, imagina eu que já tenho mais de 100 no blog :-) Adorei a dica, aqui em casa o St Peter é o peixe que mais consumimos!

Bia disse...

ah mari
até parece que a rainha da feijoada precisa de receita de feijão com paio...

tu me dá um banho no feijão e sabe disso né gata?!

Marcia disse...

Delícia! Bj

Anônimo disse...

OLA AMIGOS E AMIGAS,EU DESCOBRI ESTE PEIXE NAO FAZ MUITO TEMPO.TENHO FEITO SEMPRE AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.POIS ADORO PEIXES DE AGUA DOCE.E ADORO FAZER PEIXADAS.MANDE-ME RECEITAS PELO ORKUT
PROCUREM
JANE CAVALCANTI
PRAIA GRANDE SP
MEU EMAIL j.jane@terra.com.br
AGORA ELE COM MOLHO BRANCO E ALCAPARRAS,NOSSA!UM HORROR DE BOM.
BEIJOS

Anônimo disse...

Vc tem alguma dica de Ceviche!?!? AMO! E gostaria de fazer!
PS: Lembra de mim da faculdade: Bertha? Pois é, te achei por acaso navegando em blogs (que por sinal sou viciada) e agora acompanho vcs 2 aqui. Confesso que nunca me arrisquei a fazer nada ainda... só ovo com arroz! Porém as fotos são delirantes!

Leo Gonçalves disse...

Oi Bertha, claro que lembro de você. Tudo bem?

Ó, tem uma receita de ceviche aqui mesmo, no blog. http://trivialounemtanto.blogspot.com/2009/06/ceviche-de-robalo.html

Espero que você goste. bjão

Anônimo disse...

Cai no site por acaso, talvez já tenha tirado a dúvida, mas o St. Peter na verdade é uma "raça" de tilápia, a tradicional é tilápia do nilo... a St. Peter é uma tilápia branca. =]