segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Coelho Assado a la Dijonnaise

Bom, aqui é o Leo escrevendo e, finalmente, vou colocar aqui o meu primeiro post sobre comida. Vou começar com uma receita NEM TANTO.

Estamos no meio do carnaval e eu resolvi revisitar uma receita que fiz há tempos, ainda em Fortaleza. Inicialmente, fiz com frango (coxa e sobrecoxa), pois a Bia não se sentiu muito à vontade com a idéia de comer um pobre coelhinho indefeso. Ficou muito bom, vocês podem fazer mesmo com frango, mas eu sou perfeccionista e queria testar a receita original, que vi no programa MENU CONFIANÇA.

Não é difícil de fazer, é só ter paciência pra preparar, pois é um prato meio lento, que envolve uma redução de caldos. Mas no fim, é uma delicia.

Dificuldade: Média.

Ingredientes
- Coelho -
- 01 coelho de 3 kg (eu usei apenas a coxa e a sobrecoxa)
- 01 cebola em cubos
- 01 cenoura em cubos
- 01 tomilho
- 01 bouquet garni (bouquet de ervas amarradas com uma linha para que não se espalhem pelo molho, apenas “emprestem” seus sabores – eu usei tomilho, alecriim e salsinsa.)
- 2 dentes de alho picados
- 150 ml de vinho branco seco. (eu usei um Chardonnay 2005)

- Molho -
-250 ml creme de leite
-1 colher de mostarda Dijon
- Salsa picada

Preparo do Coelho

1) temperar o coelho com sal e pimenta
2) Guardar os pedaços marinados no azeite, alho, alecrim e tomilho durante duas horas
3) Puxar no azeite até dourar, retirar e colocar numa assadeira
4) Colocar na frigideira: alho, cebola, cenoura, bouquet garni e refogar. Depois, juntar ao Coelho.
5) Desgelar vinho branco e colocar em cima do coelho
6) Cobrir com papel alumínio e cozinhar no forno a 160°C por 1h30m (a temperatura minima do meu forno é 180ºC, então deixei apenas uma hora.)

Preparo do Molho
1) Retirar o coelho do molho de cozimento e guardar
2) Reduzir o caldo à metade e colocar o creme de leite
3) Finalizar com a mostarda e a salsa picada
4) Regar o coelho com o molho

No fim, puxe um talharim em um bocado de manteiga e sirva ao lado do coelho.



Espero que vocês gostem.

Nenhum comentário: