![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMM64EOLnYDpCLqkFa7fySHn2Qfsqiee3TIKr90kMT1q6TZjFxWofsJkFPslmrzsn7jHE2hGnFJfiQ9OaFIselSNjklUZW_I5yg4OZk5hA7KeHJalzkobove-nHj4AdUb8J-C06j1daFI/s400/geleiablog.jpg)
Todo mundo que frequenta o blog já sabe dos nossos jantares em casa. O projeto Trivial Entre Amigos já tem adeptos (amigos que se dizem coringas - vagou, eles querem vir) e uma já considerável fila de pretendentes (gente, vamos tentar mesmo receber todos em breve).
Pois bem. Dentre os vários pratos, antes da entradinha, tem sempre um bom couver feito por nós. Tentamos fazer todos os pães aqui mesmo, temperamos nossa manteiga, fazemos compotas, tudo que está ao nosso alcance. E no último jantar, o do cardápio mediterrâneo, o que fez mais sucesso no couvert foi essa geléia que a Bia preparou.
"Eu comeria um balde."
"Posso ficar só na geléia?."
"Não acredito que é de tomate."
Esses foram alguns dos comentários que a danada da geléia gerou. O fato é que facílima de fazer e realmente é uma delícia, que a Bia divide agora com vocês. (Ela está viajando, então eu fiquei encarregado de comer resto da geléia e postar a receita.)
Geléia de tomate da Bia.
1 kg de tomates sem pele e sem sementes
1 pimenta dedo de moça picada com sementes.
1/2 kg de açúcar
1 pitada generosa de sal
Cascas de 1 limão
Suco de 1 limão
Água mineral
O processo é muito fácil. Corte o tomate pelado e sem sementes em cubos. Se quiser menos apimentado, antes de picar a pimenta, tire as sementes. Tire a casca do limão em pedaços bem grandes, para que fique fácil você retirar da geléia depois. Tente fazer aquele espiral que geralmente se faz com a laranja. A casca do limão libera pectina, o que ajuda a gelificar.
Agora é só misturar tudo numa panela e cubra com água. Leve a fogo bem baixo e deixe cozinhar lentamente até virar uma geléia brilhante. Se o fogo for alto demais, o açúcar vai caramelizar muito cedo, antes do ponto certo. Se necessário colocar mais água até atingir o ponto certo, com bastante brilho (aproximadamente 2 horas no fogo baixo).
Agora é deixar esfriar e se esbaldar.
11 comentários:
Ôpa, post novo!!!
Tô na fila!! Sou pretendente!!
Dá pra comer só a geléia???
Abs.
Leo e Bia.
Parabens pelo Blog.
Lindas as fotos, texto interessante e receitas deliciosas !!
Por enquanto testei somente esta geléia. Ficou ótima.
Depois vou testar o tiramisu com cream cheese. Fica tão bom quanto a receita original???
Abraços
Leandro Vilela
Oi casal, tudo bem?! Adorei a idéia da geléia, vou experimentar. Ela pode ficar na geladeira por algum tempo, ou é melhor consumir rápido?
Obrigada
Noooooossa!
Acabei de descobrir o Blog e me pergunto como sobrevivi até hoje!
Parabéns pelo ritmo, pelas receitas, pelo carismo, pelo tônus... já adicionei aos meus favoritos e VAMOS COMEÇAR ÀS EXPERIMENTAÇÕES!!!!!
Um abraço, Georgia
parabéns pelo blog
que bom aspecto!
obrigado por partilhar estas receitas
as fotos são fantasticas
telegram
(http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com)
Hummm parece delicioso. Só uma dúvida: a casca do limão não amarga a geléia?
como dizem os brasilienses: (sendo bem curta e grossa) "carai véi" :)
Adorei!
bjo pro casal,
Glau
Essa geléia é mesmo, muito bonita e saborosa, gosto de adicionar os tomates em dois tempos diferentes, pra ter texturas interessantes, sem comprometer o visual. Bjao. Parabens!
Gente, que lindo blog! E essa geléia acabou de entrar pra minha listinha de receitas a testar.
bj
Paula
quero entrar nessa fila! beijo.
Essa geléia é mesmo, muito bonita e saborosa, gosto de adicionar os tomates em dois tempos diferentes, pra ter texturas interessantes, sem comprometer o visual. Bjao. Parabens!
Postar um comentário