quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Camarão em molho de moqueca, arroz de castanha de caju e farofa de maracujá. Isso é Brasil.

Os posts estão raros porque ainda estamos sem babá (se alguém conhece alguma pra indicar, por favor deixe nos comments).


Bom, como vocês sabem, em julho estávamos de férias em Fortaleza. Estar à beira-mar é um presente de Deus. Outro presente, esse dos homens, era o quilo de camarão rosa gigante por R$ 35. Isso mesmo, nada parecido com os “módicos” 90 reais do Mercadão. Numa manhã qualquer, resolvi fazer um almoço para minha mãe, D. Zila (ela reclama que eu não falo dela no blog, então taí) e pra Bia.





Nível: médio
Rendimento: 3 pessoas



Ingredientes
1kg camarões rosa gigantes (aprox. 15 camarões)
2 cebolas grandes
1 col. sopa de pimentão amarelo picado
1 col. sopa de pimentão vermelho picado
1 col. sopa de Pimentão verde picado
4 colheres sopa de castanhas de caju
1 colher de sopa de salsa picada
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de alho poró
2 folhas de louro
1 dose de cachaça
Óleo de canola
Azeite
Azeite de dendê
Leite de coco
Margarina
Farinha de mandioca
Suco de 2 maracujás sem sementes
Castanha de caju quebrada
Arroz branco cozido soltinho.
Sal
Pimenta do Reino




Arroz de Castanhas
Arroz refogado no óleo, água (duas medidas de água para uma de arroz), sal. Cozinhe semi-tampado, quando secar, desligue o fogo e mantenha tampado por mais alguns minutos. Solte com um garfo e ele ficará soltinho. Quebre as castanhas de caju enroladas num pano com um rolo de macarrão e acrescente ao arroz.


Farofa de maracujá.
Coloque o suco de maracujá numa panela, e acrescente 4 colheres de sopa de margarina e deixe derreter, misturando ao suco. Jogue 300g de farinha de mandioca e misture bem, até ficar sequinha. Corrija o sal, pimenta do reino e reserve.

Camarões
Quando descascar os camarões, deixe a pontinha da cauda. Depois, com uma faca bem afiada, faça um corte raso nas costas do camarão, para tirar o fio preto que passa nessa região (tubo digestivo). Tempere com sal e pimenta do reino.


Caldo de camarão.
Junte numa panela: 1,5 litro de água, as cascas e as cabeças dos camarões, 1 cebola em cubinhos, 1 dente de alho, a cenoura em cubinhos, o alho poró (higienizado) em rodelinhas e as folhas de louro. Deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 2 horas e coe. Reduza até ter meio litro de caldo bem concentrado. Separe 200ml e congele o resto para outras receitas.

Molho de moqueca.
Aqueça 1 colher de sopa de azeite de dendê. Refogue 1 cebola picada, 1 dente alho picado e depois acrescente os pimentões. Junte 200 ml do caldo de camarão concentrado e 50 ml de leite de coco e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta do reino.

Aqueça uma frigideira, acrescente o azeite e salteie rapidamente os camarões, sem cozinhar demais. Jogue a dose de cachaça e flambe. Jogue salsinha picada por cima.



Agora é só servir os camarões com o molho de moqueca por cima, o arroz e a farofa. Bom apetite.

13 comentários:

Pedro disse...

Diliça!

Manu disse...

Então eu sou babá profissional!! :)

Pena que estou longe!!! kkk

menino essa farofa de maracuja é um luxo.. Luxo mesmo, por que por aqui nem maracuja tem, so aqueles suco vei importado com gosto de água.. Uó!!!

Beijos

Manu

http://ambientevistoriado.com/

Anônimo disse...

Olha estava entrando todo dia para ver se tinha receita nova, agora que eu vi esta maravilha vou fazer este final de semana.

parabens.

marcelo barbosa

Leo Gonçalves disse...

Peter War, trouxemos uns exemplares do crustáceo lá de Fortaleza. se aventura?


Manu, vem timbora muié.


Marcelo, que bom que você gostou. Tentaremos postar com mais freqüência.

Lua Limaverde disse...

Leo, adorei a farofa de maracujá. Você tem alguma marca preferida de farinha de mandioca? Ultimamente tenho comprado umas nada legais...

Leo Gonçalves disse...

Luna, a gente compra geralmente aquela Yoki. Não é a melhor, mas também é dificiil achar farinha diferente ou boa aqui, só em casas especializadas, no mercadão.

Marcia disse...

Leo,
que Brasil bom demais, so...

Claudia disse...

Meninos,

Um sonho de Brasil, tudo de bom. Eu provar a receita da farofa essa semana mesmo com o meu feijãozinho.

Maravilha,

C.

Leo Gonçalves disse...

Marcia, faz tempo que você não aparece né? Olha, esse pratinho é a cara do Brasil com um tiquinho assim do nosso nordeste.



Claudia, visita de longe é sempre bem-vinda. Procura aí uma passion fruit e esquenta essa Noruega com esse saborzinho de casa.

Eduardo Luz disse...

Farofinha de maracujá arquivada ! Boa pra IB !!

E vamos lá que já estou chamando o Trivial de 29/02 !! rsrs

Abs

Leo Gonçalves disse...

Edu, você não sabe o quanto nós estamos ansiosos. E quão mais perto chega, mais a gente não sabe o que sugerir. Ficamos felizes quando você nos dá dicas...hehehe.

Liginha disse...

Ai,gente! Tentei fazer a farofa de maracujá, mas não sei se acertei na quantidade de suco. Tinha hora q eu achava q tava mto azedo, aí colocava mais manteiga, depois mais farinha...enfim, acabou virando uma farofa mais parecida com cuscuz. É pra ficar assim mesmo?

Leo Gonçalves disse...

Ligia, na verdade, a farofa é uma farofa normal, que fica aromatizada, com um gosto suave e perfumado de maracujá. Tira o bagaço de 1 maracujá inteiro, mistura bem, se for muito seco, coloca um dedinho de água e depois coa. Dá umas 2 ou 3 colheres de sopa de maracujá. Isso é o suficiente. boa sorte