sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Natal 2008

Esse foi nosso primeiro Natal longe da casa de nossos pais. Antes, em Fortaleza, corríamos entre uma casa e outra ou eu levava minha mãe, D. Zila, para a casa da Bia. Meu irmão, quando vinha de Quebec, tinha que correr também entre a casa da Fabíola e a nossa família.

Em 2008, tudo diferente. Tivemos o nosso encontro com os blogueiros no Havana Café, no dia 20. Ana Elisa, Vitor Hugo, Glau, Laurinha, Laila, Lica, Cris, Alessander, Chez Cris, Fabrícia, Mohamed, as 2 Cláudias, Simone, a Nana e até a Tatu e sua mexiriquinha estavam por lá. Foi bom sair um pouco do virtual e ter grandes surpresas conhecendo tanta gente legal. E não é que algumas delas até conheciam o Trivial? Galera, curtimos muito e Feliz Natal pra família blogueira, agora menos virtual.

Depois, foi a vez de tentar levar o Davi pra fazer as pazes com o Papai Noel. Ano passado ele era muito pequeno e chorou muito de medo. Esse ano, fomos apresentando o PaPai "Oel" pela Tv. Aí, fomos ao shopping olhar uns brinquedos para ele pedir pro velhinho e eis que soubemos que o próprio também estava circulando por lá, talvez para fazer uma ou outra compra de última hora. Davi então ligou pro celular dele, agendou um encontro e fomos lá resolver esse mal entendido de uma vez por todas. Dessa vez, sem choro e com direito a um pirulito.






Mas como eu disse, esse ano o Natal foi aqui na NOSSA casa. Juntamos a família de retirantes (cearenses, baianos e paulistas desgarrados), só pessoas muito queridas e fizemos um ótimo Natal. Alexandre e Dadinha, Sellaro e Cris, Gustavo, MP e Vilma, Pedro Guerra, Val e o Caio vieram dividir conosco um bocado de carinho e amizade. Ficamos por aqui a bericar e fomos servindo umas comidinhas. Peço perdão pelas fodos ruins e pela falta de fotos de alguns pratos, mas o dia foi corrido e no fim, em meio à chuva, acabei esquecendo.

Ei o menu que a Bia e eu preparamos.

Entradas:
Sardela
Bolinhos de arroz
Brie Quente com Peras e amêndoas laminadas
Quiche de alho poró
Quiche de mussarela, queijo de cabra e parmesão.
Quiche Lorraine Subversivo (com cebola)
Terrine de Foie Gras com coulis de figos e redução de vinho do porto.


O foie gras foi o Pedro que deu de presente pra Bia no aniversario dela.


Pratos Principais:
Peru recheado com maçã, carne de porco e damasco.
Pernil de Cordeiro
Couscous Marroquino


O peru foi trinchado e servido com o molho do cozimento reduzido com rôti e geléia de frutas vermelhas. Essa foto eu tirei antes de colocar o molho.


O pernil em método mezzo Alex Atala, mezzo Jamie Oliver.


O couscous



Sobremesa:

Tortinha de massa filo recheada com massa folheada e geléia de frutas vermelhas.


Torta de Natal do Jamie Oliver

E foi isso. Espero que cada um de vocês tenha aproveitado tanto quanto nós. Um abraço a todos.

Ps: Se alguém quiser alguma receita, é só pedir pelos comments.

21 comentários:

Simone Izumi disse...

Como o Davi é bonitinho!!!!!!!!! Adorei o chapéuzinho!!!rsss...e que bom que ele superou o medo de papais noéis, pois eu ainda tenho pavor deles...aliás, de qq pessoa fantasiada.
Que cardápio caprichadérrimo, digno de um restaurante!!! Vcs devem estar exaustos!!!!!:-D
Amanhã , eu ,meu marido e baby Lalinha estamos planejando tomar café na braverie! vc vai estar lá, bia? beijo, léo!
si

Gina disse...

Também fiz cordeiro nesse Natal, mas gostaria de saber como foi preparado o seu. Tá me parecendo receita de Jamie Oliver, acertei? Quanto tempo deixou marinando e depois assando? Dá pra resumir?
Bom encontro esse de vocês, legal mesmo!
Bjs.

Leo Gonçalves disse...

Simone, o chapéu é pra segurar a cabeleira, hehehe. A Braverie fica fechada até o dia 6...infelizmente você não vai ver a Bia de doma essa semana. bj e tudo de bom pra vocês 3.



Gina, foi uma mistura do método Alex Atala (paleta) com o do Jamie (que era paleta tb). Primeiro, marinado 6h (recomendavel 12h) no vinho branco, alho picado, cebola, sal, pimenta e as ervas. Depois, forno alto durante 1 hora coberto com papel alumínio. Aí tirei, limpei a assadeira e coloquei ervas novas por baixo e por ciima, alhos (como o jamie) e voltei ao forno baixo por mais 2 horas, pincelando com um molho rôti ou com um glacê de carne (Alex Atala). E foi isso. ficou bom, talvez mais uma horinha no forno sendo desde o começo forno baixo, fique ainda melhor. um beijo e um bom ano novo pra você.

Lingualguma disse...

Um verdadeiro banquete, meu caro!!!!!! De lamber os beiços. Te espero por aqui. Lembrei muito de vcs no meu Natal agrestino.
Beijão em toda a família
P.S. Recebu a revista?

Leo Gonçalves disse...

Maranhas, tb lembrei muito de você. mas estamos sem telefone e não consegui ligar para ninguém. mas não muda em nada a saudade. vamos ver quando conseguiremos ir a fortaleza. ou então você vem aqui nos visitar. bjão.

não, não recebi. tu mandou por quem?

Simone Izumi disse...

Léo, logo imaginei que se tratava da Bia!!!hahahahah...dei muitas risadas!
Poxa que legal Bia, feirinha da benedito tem um ar nostálgico para mim , pois morei um tempo na fradique coutinho e vivia naquele fran's café discutindo sobre o nada com as minhas amigas.Vou ver se estarei aqui em sampa na semana que vem, pois tenho chances de estar no interior na casa da la sogrita.
Beijão proceis!

Glau disse...

Léo, nossa, que gracinha que é o Davi! Cça é tudo de bom..

Cardápio de vcs arrasou, como sempre!

um beijo pra vc e família! pena que não conheci a Bia no dia do encontro, mas não faltará oportunidade!

Mta sorte e alegria pra 2009!
Glau

Ziza disse...

Já não sei mais que link me trouxe aqui, mas gostei do que encontrei.
Parabéns pelo blog, voltarei mais vezes.
Abraços e feliz ano-novo para a família.
Ziza

Gina disse...

Leo, muito obrigada pelo resumo que você fez do cordeiro. Como o meu ficou um pouco seco, gostaria de saber o que deu errado. Ajudou pra melhorar da próxima vez.
Um ótimo ano de 2009, com paz, saúde e muita coisa boa na sua cozinha.
Bjs.

Téia disse...

Leo e Bia, que dupla, hem??? E o baixinho, lindo demais.Vim conhecer vocês pelo Madames, pois sou amiga da Glau. Amei o blog, que capricho. E amei mais ainda sua ceia, maravilha. Voltarei sempre. Bj grande.

Claudia disse...

Leo e Bia, estes nomes junto me lembram a música!

Muito lindo o Davi. Puro charme de menino e super fashion. Adorei o chapéu, a camisa aberta, a camiseta lindinha por baixo e o olhar que acompanha. Um meninão muito lindo e charmoso! Parabéns.

O jantar de Natal foi para ninguém botar defeito. Vocês têm que manter a tradição. A turma 'retirada' de São Paulo deve ter amado.

Feliz ano novo,

C.

Leo Gonçalves disse...

Simone, a Bia faz cada confusão, hehehe. Seria bom nos encontrarmos mesmo. Avisa aí qualquer coisa.

Glau, nosso pequeno é demais. Mas eu sou suspeito pra falar.

Ziza, seja bem-vinda e volte mesmo. Feliz 2009 pra você.

Gina, disponha. Acho que dá pra achar por "Paleta de cordeiro com farofa" na internet. Alex Atala.

Téia, eu conhecia seu blog e sempre te vi por aí, entre um comentário e outro. Bem-vinda à nossa cozinha.

Claudia, ficamos satisfeitos com o jantar. E os cearibas estão sempre por aqui, provando nossas loucuras. (E vira e mexe tem um paulista que puxa um sotaque só pra vir provar também, hehehe.)

Anônimo disse...

Leo/Bia, passando pra desejar um Feliz Ano Novo e que em 2009 a comida de vocês continue com esse trivial que é mais nem tanto do que trivial !!
No ano que vem, nesta mesma época, estaremos desejando Boas Festas e bom Inter Blogs.
Abs.

Cris disse...

O Davi é muito lindo!!! Leo, acho que todas conheciam o trivial, hehehe, a gente não comenta, mas tá de olho... :-) Enviei as fotos pelo e-mail, só que meu hotmail de vez em quando cai em spam, veja se estão ok. Um ótimo ano para vocês!!! A Bia apareceu no final mas tem fotinha dela. Bjs!

Os Olhos de Alice disse...

Que fofo o Davi!!!
adorei
os pratos estão de dar água na boca
feliz ano novo!!!

fátima disse...

oi,
co mo é que vc faz o couscous?

feliz 2009!

Eli disse...

Eu fiz um comentário logo depois do nosso encontro mais ele não entrou uma pena, mas quero deixar aqui registrado que amei conhece-lo de verdade!

www.saboresdalica.blogspot.com

Anaquim disse...

Eeeeeiii!!! Me jogava linda num ou dois pratos desse jantar de Natal, heim???

Feliz Ano Novo pra vc´s, beijo bem grande no Davi Lindo!! Saudadesss!

Leo Gonçalves disse...

Edu, Feliz ano novo pra você, pra Débora e pra Renata. Estamos ansiosos por Jan/2010.

Cris, valeu pelas fotos. Tudo de bom pra você também. E sim, a apresentação do nosso filhote é boa né? hahahaha.

Alice, feliz 2009. Valeu pelos elogios, um beijo.

Fátima. Caldo de legumes pra hidratar o couscous, tomate, abobrinha branqueada puxada na manteiga, salsa, damasco, uvas passas brancas, sal, pimenta do reino. E é isso. Volte sempre.

Lica, juro que não tem moderação aqui. Que pena que o outro comentario se perdeu. Mesmo assim, valeu pela visita e um grande beijo. FEliz 2009.

Anaquim, tinha uns bicho morto, mas como vinham 2 "vegetais", tive que fazer varios pratos sem bicho nenhum. Você ia adorar.

BOM, é isso. Um 2009 de muito sucesso e felicidade pra todos os visitantes do Trivial.

Anônimo disse...

Senhores...
Antes de mais nada, obrigado pela companhia em 2008 e que ela seja mais intensa em 2009.

Obrigado! De verdade!

Abraços

Leo Gonçalves disse...

Veio, é nóis, hehe. Gostamos muito das suas visitas e principalmente do seu blog. Feliz 2009.