domingo, 2 de novembro de 2008

A saga dos cupcakes coloridos para a revista Capricho

Um dia uma amiga que trabalha na revista Capricho me ligou encomendando uns cupcakes para umas fotos que teoricamente seriam para a capa. Fiz correndo, na mesma noite, os bolinhos pegaram a ponte-aérea e foram até o Rio para uma sessão de fotos com a banda inglesa Mcfly. Se alguém tem alguma garota TEEN por perto, seja filha, prima, vizinha, enfim, com certeza ela se "rasgaria" por um segundinho com esses garotos. Vai falar agora a "coroa", mas eu imagino que eles sejam os New Kids on the Block de hoje. As fotos rolaram mas acho que a luz não ficou muito boa e foram gongados para a capa. Pena. Aí depois rolou o vídeo que segue abaixo e uma foto pequena na revista. Os créditos prometidos acabaram não rolando Deus sabe porque, mas enfim, que saiu, saiu. Seguem as fotos da revista e do vídeo, mais embaixo a receita e o vídeo na íntegra.






Cupcakes com geléia caseira de morango e buttercream de creamcheese

Ingredientes
Massa
-1 e 1/2 xíc. morangos picadinhos
-1 e 1/4 xíc. açúcar cristal
-1 colh. chá raspas de limão (eu usei o siciliano)
-2 xíc. farinha de trigo
-1 colh. chá fermento
-1/2 colh. chá bicarbonato de sódio
-1/4 colh. chá sal
-1/2 xíc. de margarina em temp. ambiente
-3 ovos
-1 colh. chá de essência baunilha
-3/4 xíc. buttermilk *

Cobertura:
2 xic. de manteiga sem sal em temperatura ambiente
450 g de creamcheese
2 col. de sopa de essência de baunilha
5 ou 6 xic. de açúcar de confeiteiro (o quanto baste para formar picos bem firmes)

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre a forma com os copinhos de papel para muffins . Leve os morangos picados com o 1/4 do açúcar cristal e as raspas de limão ao fogo numa panela. Cozinhe em fogo médio por 8-10 min. até a mistura engrossar. Ao desligar o fogo, eu coloquei aqui o suco de meio limão na panela. Deixe esfriar completamente, aprox. 1 hora. (eu estava com pressa e coloquei numa prateleira baixa da geladeira) Misture os ingredientes em pó (farinha, fermento, bicarbonato de sódio e sal), fora o açúcar, numa tigela grande. Bata à parte a margarina e o restante do açúcar cristal até ficar um creme fofo e esbranquiçado, aprox. 5 minutos. Acrescente os ovos, um por vez, batendo após cada adição. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, adicione a mistura de farinha na de manteiga em 3 adições, alternando com o buttermilk e terminando com a farinha. Acrescente a mistura de morangos com uma espátula, criando uma mescla. Divida a massa igualmente nas fôrminhas previamente preparadas. Encha até três quartos das forminhas. Leve ao forno até dourar e passar no teste do palito.
*** buttermilk caseiro: para cada xíc. de leite adicionar uma colher (sopa) de vinagre ou suco de limao. Deixar descansar por 10 minutos antes de utilizar.
Cobertura:
Numa batedeira coloque a manteiga e bata até ficar cremosa. Junte o creamcheese até misturar bem. Adicione a essência de baunilha e depois o açúcar, parando ocasionamento de bater para raspar as laterais da batedeira até que fique um creme uniformee consistente. Separe as quantidades desejas e coloque o corante de sua preferência. Se for colocar algo em cima para enfeitar, coloque logo após confeitar o bolinho, porque depois fica mais difícil de sustentar. Ahhh... de nunca esqueça de deixar o bolinho esfriar completamente antes de colocar a cobertura.

Essas fotos foram aqui em casa antes de serem entregues.






obs.:a massa do bolo eu já tinha publicado antes mas segue de novo.
obs.2: a cobertura foi adaptada daqui.
Fotos: Marcelo Faustini | vídeo: Vanessa Alves

12 comentários:

Letrícia disse...

Bia, ficaram tão lindões... se a capa da Capricho fosse só com eles, eu compraria a revista, hehehe.

Ah, não comentei antes, mas tenho acompanhado as suas conquistas profissionais por aqui! Parabéns, viu? São merecidíssimas - e são só o começo.

Beijos!

Unknown disse...

Bia, que delicia!
Parabéns, você merece ser chamada para fazer coisas deliciosas!
Acredito que os meninos babaram e comeram mais.

Bjs

Lua Limaverde disse...

Parabéns, Bia! Ficaram lindos! :D

Unknown disse...

muié, q coisa mais linda esses bolinhos!!! q cores lindas!!! parabéns, com crédito ou sem crédito! cheiros

Eli disse...

Parabéns! Estão lindos, lindos!

Agora "manteiga sem açúcar"? Será manteiga sem sal?! Não sei se estou correta.

www.saboresdalica.blogspot.com

Leo Gonçalves disse...

Lica, você está corretíssima, hehehe. Erro na matrix.
(Leo, em nome da Bia)

Marcia disse...

Bia, deve ter ficado demais de bom. Mas, sabe, desculpe, não aguento mais cupcakes, cookies e outros akes and okies. Não faz parte da minha vivência, sou uma velhinha mesmo, sorry.
But... o nhoque de mandioquinha com ragu, ai ai ai, que coisa deliciosa.
Peço novamente desculpas e, se achar que não deve publicar, entendo perfeitamente. E continuarei a vir por aqui ver os triviais nem um pouco triviais.
Boa semana

Unknown disse...

Uia, que chique! :D Também quero receber cupcakes assim, hahahah

Bia, pergunta: a cobertura resiste ficar fora da geladeira sem melecar/derreter? Por causa do nosso clima e tal. Creio que sim, né? Já que pegou ponte-aérea.

Gostei do azul e do vermelho! :D

Laurinha disse...

Ficaram lindos, coloridos, e aposto, deliciosos!

Parabéns, viu!

Beijinhos

Simone Izumi disse...

Oi Bia!!
Estou adorando fuçar o blog de vcs!! Essa falta de tempo me deixa por fora do que é tudo de bão, mio dio...
Parabéénsss pelo lindo cupcake e pela matéria na Capricho! Mas como boa balzaca, é a primeira vez que ouço falar nos McFly..é uma sobremesa nova do McDonald's??rs...
Curiosidade...como vcs fizeram com o transporte dos cupcakes para o rj?? chegaram tao bonitinhos e perfeitinhos!!
Que coisa eles não terem colocado o crédito à vcs!!:o(
bjs
si

Bia disse...

letrícia: ai gata, obrigada!! Fico feliz que vc esteja acompanhando cada uma das nossas vitórias. Está tudo tomando seu rumo. Graças a Deus.

nana, luna, tutti e laurinha: obrigada meninas, adorei mesmo fazer os bolinhos pra Capricho. Minha primeira comidinha em uma revista nacional. Por menorzinha que tenha sido a foto, foi legal mesmo assim.
Lica: gata que vacilo! :-) era mesmo sem sal, mas enfim, ainda bem que vc nos corrigiu.
marcia: entendo você. Se todo mundo fosse igual o mundo seria mesmo muito chato não é mesmo? Que bom que você gostou das nossas outras receitas. Fico feliz e se puder e quiser, volte sempre.


vitor hugo: venha nos visitar e terá uma dúzia a sua espera. :-) Quanto à cobertura, coloquei um pouco no congelador antes de confeitar e deixei for a da geladeira a noite inteira. Eles não desmancham não. Só se esbarrar neles. Mas desmoronar sozinhos, não.

simone: menina, que bom que você apareceu por aqui. Eu simplesmente ADORO o Chocolatria!!! Quanto ao Mcfly, eu vi no Fantástico um dia desses e logo depois veio a revista. Também não tinha idéia de quem fossem essas criaturas. Ahhh eu mandei eles para o Rio na própria forma de muffins, assim eles não se tocavam. Dentro de uma caixa de papelão, forrada com chita, para que a forma não sambasse dentro da caixa. Aguentaram firme e forte. E trouxeram minha forma de volta.
:-)

Unknown disse...

O Leo já tinha convidado… não insiste muito que eu vou! :D

Obrigado pela resposta sobre o "topping". :)