sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Tiramisú "Gambiarra"

E foi exatamente assim que aconteceu! Fui lá no Empório, um dia antes, comprar os ingredientes do meu Tiramisú que seria a sobremesa de sábado a noite. Peguei uma receita na internet no site da Ana Maria, tudo comprado, mãos a obra! Resultado, algo parecido com um mingau, mole, aguado. Simplesmente imprestável. Coloquei na geladeira durante a noite e pus um pouco de gelatina incolor na esperança que ganhasse consistência. Nada funcionou. Praguejei Ana Maria até sua quarta geração e fui atrás de outra receita. Achei uma receita simplérrima de Tiramisú no nosso livro novo.... mas uma mudança significativa foi feita apesar de eu achar que teve pouca influência no resultado final. Troquei o Mascarpone caro pelo creamcheese barato. Confesso!

Tiramisú (com creamcheese)
serve 6 pessoas
(Livremente adaptado do Livro à Mesa com os chefs europeus)

Ingredientes:
400 g de mascarpone (usei creamcheese)
5 gemas (usei quatro e bati as claras em neve e aderi ao creme no final)
50 g de açucar
5 colheres de conhaque (usei rum)
25 Biscoitos champanhe (ou q.b.)
3 col. de sopa de cacau (ou q.b)
4 xic. de café bem forte (usei duas e adocei com achocolatado)
opcional: chocolate amargo para decoração

Preparo:

Faça o café bem forte, adoce com o chocolate e deixe esfriar. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme liso e esbranquiçado. Junte o mascarpone e o rum e bata por alguns minutos. Adicione as claras em neve com delicadeza, mexendo de baixo para cima. Reserve. Eu servi porções individuais. Comprei umas folhas de acetato, medi num aro médio, fechei com fita adesiva e usei como forma.
Montagem:
Na parte de trás de uma assadeira, disponha as formas de acetato. Molhe os biscoitos no café e vá formando uma cama no fundo das formas de cada porção. Coloque uma generosa camada do creme em cada um e leve a geladeira por pelo menos 4 horas. Eu fiz uns laços derretendo chocolate amargo, colocando num saco de papel e desenhando sob uma folha de acetato.
Na hora de servir, mova os tiramisús para os pratos em que serão servidos. Retire as formas, polvilhe cacau por cima, disponha os lacinhos de chocolate nas laterais. E só pra fazer uma graça, eu usei um stêncil e polvilhei açúcar refinado por cima.




O livro:

10 comentários:

Leo Gonçalves disse...

E eu, que não gosto muito de doces, provei um pedaço e percebi que de gambiarra ali não tinha nada. Tava fantástico.

Anônimo disse...

A Ana Maria era a Braga? Se era, cês merecem!

Eli disse...

Quase morri de rir com o "praguejei a Ana Maria", mas tirando os contratempos ficou lindo e eu amo tiramisú.

Bia disse...

a todos --> gambiarra feita e depois de tudo ter dado certo no final. Eu assumo: foi sim um GRANDISSISSIMO ERRO confiar na moça das manhãs da Globo. Foi mal galera! Ai que vergonha....

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues culinários estão abertas.

Vamos lá!

www.maonamassablogue.blogspot.com

Mari Rezende disse...

Bia, é cruel achar mascarpone aqui no Brasil... Às vezes temos que recorres às gambiarras mesmo, hehehe!
E a Ana Maria Braga é inconfiável mesmo...
O tiramissu ficou lindíssimo, parabéns!
Beijinhos

mariana fontenele disse...

Olá casal, vocês não me conhecem, mas eu vivo espiando o blog de vocês! Bom, acabei de fazer a receita de tiramisu de vocês.. só que usei mascarpone e o conhaque - pq não tinha rum aqui. Está na geladeira.. mas pela "cara" acho que ficou bão.

beijos,

Anônimo disse...

oi.... perai... explica direito essa história de fazer forminha de acetato!!!!
obrigada!!!

Bia disse...

oi
sobre as forminhas.
Nas lojas de confeitaria vc compra fitas de acetato mais ou menos da altura de um aro (vazador, cortador). Aí é só usar um aro ou uma circunfe^rncia que tem o tamanho escolhido, circula esse molde com a tira de acetato e fecha com fita adesiva. Para preencher com a sobremesa, antes feche um dos lados da forminha de acetato (que deve ter virado um "aro" vazado) com plástico filme. Na hora de servir, retire a fita adesiva e remova o acetato.

tomara que eu tenha consigo explicar direitinho
abraço

Bia Freitag disse...

Olá Bia, tenho no meu blog uma receita muito legal de tiramisú. Além de não usar mascarpone (e sim creamcheese), não leva as gemas. É super light e muito gostoso. Veja o link da receita: http://desafiosgastronomicos.blogspot.com/2010/09/desafio-preparar-um-tiramisu-light-nas.html

Não sei se dá para fazer no formato que vc fez o seu! Ficou lindo! Parabéns pelo blog.

abraços, Bia Freitag