domingo, 8 de junho de 2008

O Ceará é aqui!!

Andei pelas terras alencarinas nesse mês por apenas quatro dias. Foi o suficiente para contrabandear dois quilos e meio de feijão verde, 1 quilo de queijo coalho de Jaguaribe, um pouco mais de 1 kg de carne de sol da boa, 1kg e meio de carne de carangueijo, patinhas de carangueijo e duas garrafas de cajuína para o meu filhote que simplesmente A-D-O-R-A! Procedimento imediato, separar tudinho em porções razoáveis e congelar. Morreria se qualquer uma dessas coisas simplesmente estragasse do nada.

Então se deu na última sexta-feira o mini festival "Ceará é aqui" com tapioca recheada com queijo coalho acompanhada de cajuína de lanche e feijão verde para o jantar.

seguem as receitas:

Feijão Verde Cearense

Ingredientes:
1/2 kg de feijão de corda verde

3 colheres de sopa de manteiga da terra

2/3 de uma cebola roxa picada
2 dentes de alho picados

2 colheres de sopa de nata

Creme de leite
 (usei mais ou menos 1/2 xícara do fresco)
150g de coalho em cubos 

cheiro verde q.b (coentro e cebolinha)
pimenta de cheiro (opcional) (eu usei umas 4 pequenas e mesmo tirando as sementes ficou um pouquinho ardido. Para quem não gosta, melhor não por e deixar a pimenta opcional)
sal q.b.

Preparo

Aqueça a manteiga da terra e doure a cebola e o alho. Coloque o feijão verde e a água até cobrir levemente o feijão. Deixe cozinhar.
 Ao apagar o fogo. coloque a nata, o queijo e o creme de leite. Corrija o sal. Coloque o cheiro verde um pouco antes de servir.


Tapioca recheada com queijo coalho

Nem acho que isso seja uma receita de tão fácil que é, mas vamos lá.

Ingredientes
goma de tapioca úmida
sal q.b.
manteiga
queijo coalho

Preparo
Aqueça bem uma frigideira anti-aderente. Salgue a goma e peneire se você gosta da tapioca mais fininha e sem carocinhos. Eu prefiro mais rústica. Rapidamente espalhe uma camada fina pela frigideira bem quente. Nivele rapidamente com uma colher o que puder para parecer mais uniforme. Vire como uma panqueca. Caso não tenha prática, vire com a ajuda de uma escumadeira. Quando estiver firme o suficiente para não cair goma, está pronta. Eu pelo menos gosto dela maleável e não durinha. Passe manteiga nela ainda quente e reserve. Leve as fatias de queijo coalho para fritar um pouco. Doure dos dois lados e coloque no meio da tapioca. Dobre ao meio e sirva imediatamente.

15 comentários:

Emilio disse...

must be good!

Anônimo disse...

Hello! This is unbelievably beautiful and delicious. I must try this recipe.

Anônimo disse...

Wow looks delicious! I wish I could read the recipe

Lingualguma disse...

Minina, e o povo só fala em inglês quando o menu é regional é?! Adorei e fiquei morrendo de vontade de ter estado nessa festa.
Mil bjs

Gourmandisebrasil disse...

Ainda não experimentei feijão verde cozido desta forma. Parece bem saboroso.
Tapioca é tudo de bom.
bjo,
Nina.

Luciana Macêdo disse...

Estas viagens sempre rendem deliciosos contrabandos.
Não conhecia este modo de preparar o feijão verde. Achei interessante.
Tapioca com queijo coalho...hum...é bom demais.
Espero as outras comidinhas que vem por aí.
Bjs!

Leo Gonçalves disse...

Galera, esse feijão verde é uma delícia. Lá em Fortaleza, comemos inclusive como tira-gosto acompanhando uma cervejinha gelada. Uma cumbuquinha com uma fina camada de farofa, uma de feijão, azeite e um um pouquinho de pimenta, com outra fina camada de farofa por cima. Ô saudade do Arlindo, nosso bar preferido, hein gatinha?

Fabrícia disse...

Imensamente saboroso e essa tapioca me deixou aqui com a boca cheia d'água...
Bjs.

Unknown disse...

Bia,

preciso entrar numa casa do norte urgente, nunca vi feijão verde... ahahahaha
Que delicia de prato.
Tapioca eu dispenso, não sou fã.
Bjs

Eli disse...

Gente que luxo?! Amei esse feijão!

carmencita disse...

Eu amooo tapioca, ela puríssima só com a manteguinha um salsinho e um cafézinho é tudo, imagine com com queijo coalho! Nossa pintou uma vontadinha!!!Bjss

Bia disse...

emilio, we are never full: Thank you!


marc @ norecipes: I sent you the recipe in English. I hope you can find all the ingredients.


lingualguma: Teve festa não gato. Só eu, Davi e Gláucia. Não teve ainda. Porque nesse “findi” vai rolar um arraial aqui no quintal.


gourmandise, luciana e nana: Meninas, fiquei pasma de vocês não conhecerem o “famoso” feijão verde cearense. Esse prato é super comum lá em Fortaleza e a gente aqui em casa adora! E é um ótimo tira-gosto pra uma cervejinha como o Leo disse. Soube que no Brás se encontra… ainda não achei por aqui.


leo: ê ê Arlindo!! Saudades sim gatinho!


fabrícia e carmencita: tapioca é tudo né?! Melhor ainda ter um feirante toda semana com goma fresquinha!! Hum…

eliana scaramal: que bom que gostou! Fica delicia com uma farofinha. :-)

Cris disse...

Eu tenho sempre feijão verde no freezer... a caseira da minha sogra é cearense! Eles plantam, olha que maravilha! E adorei esta receita, não conhecia! Bjs!

Lua Limaverde disse...

Esse feijão ficou um arraso, nossa, muito lindo! :)

Ann disse...

Adorei o artigo. Eu sou Americana, mas meu marido e de Fortaleza. Vou fazer essa sopa hoje com o feijao que eu plantei e o queijo de coalho que minha sogra trouxe no mes passado. Agora, tenho a vontade de comer tapioca com nata que eu comia no cafe perto do nosso apartamento antigo! Que saudades.