domingo, 29 de junho de 2008

Bolo recheado com doce de leite e geléia de morango


minha estréia no Rei da Quinzena será esse bolo que fez o maior sucesso aqui em casa no final de semana. A massa branca eu tirei daqui e foi um grande achado.

Bolo Branco com Doce de Leite e Geléia de Morango


Ingredientes:
Massa:
240ml de leite, em temperatura ambiente
6 claras
1 colher (chá) de extrato de amêndoa - tb usei essência
1 colher (chá) de extrato de baunilha - tb usei essência
315g de farinha de trigo
350g de açúcar
4 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
170g de manteiga, amolecida
Geléia:
uma caixa de morango (reserve uns três para enfeitar)
1/3 de xícara de açucar
1 e 1/2 xic. de água
1 pedaço de casca de limão
1 col. de sopa de maisena (dissolvida em um pouco de água)
Doce de leite:
1 lata de leite condensado
Calda:
2 col. açucar
8 col. de leite
2 col. da geléia de morango depois de pronta
Acabamento:
Um pacote de massa folhada
gemas para pincelar

Modo de preparo:
Massa:
Pré-aqueça o forno a 175ºC. Untei uma forma redonda e forrei o fundo com papel manteiga também untado. Polvilhe tudo com farinha de trigo. Misture levemente o leite, as claras (sem bater, mesmo) e as essências (usei um fouet). Reserve.
Coloque a farinha, o açúcar, o fermento e o sal na batedeira e junte a manteiga e até obter uma textura parecida com areia úmida. Adicione a mistura de leite, reservando 120ml, e bata em velocidade média por 1 minuto e meio. Acrescente o restante da mistura de leite e bata em velocidade alta por 30 segundos - não bata demais. Asse até que fiquem dourados e passem no teste do palito (no meu forno foi uns 45 minutos). Os bolos ficam bem amarelinhos por cima e mais branquinhos por dentro.
Deixe esfriar por 15 minutos na forma e depois coloque em grelhas para esfriar completamente antes de confeitar.
Geléia:
Lave bem e pique os morangos em cubinhos. Coloque o açucar, a água, a maisena e a casca do limão e leve ao fogo médio até ferver. Depois baixe e deixe cozinhar bem, reduzir o líquido e criar a textura ideal. Deixe esfriar antes de usar.
Doce de leite:
Coloque a lata de leite moça numa panela de pressão e cubra com água. Deixe cozinhar por 45 minutos. Retire e deixe esfriar completamente antes de abrir.
Calda:
Misture todos os ingredientes num copo. E pronto
Massa folhada:
Abra a massa sobre uma superfície lisa e dobre-as ao meio, duplicando–a. Corte em tiras mais ou menos da altura do bolo, coloque numa assadeira untada e pincele tudo com gema. Deixe dourar e retire do forno.
Montagem:
Abra o bolo no meio. Retire a parte de cima com uma espátula ou com facas grandes. Transfira a parte de baixo para o prato em que você vai servir o bolo, umedeça com a calda. Cuidado para não molhar demais e amolecer o bolo. Passe uma camada fina da geléia de morango. Cubra essa camada com parte do doce de leite, mas seja generesoa, já que você vai precisar de mais apenas para cobrir a parte de cima do bolo. Use aqui mais ou menos dois terços da lata. Umedeça a parte de cima do bolo que vai ficar em contato com o recheio com a calda. Coloque-a sobre o bolo e apare qualquer recheio que tenha vazado. Cubra com o doce de leite. Eu fiz pequenas cavidades usando a parte de trás de uma colher. Passe geléia por toda a lateral do bolo para grudar os "biscoitos" de massa folhada. Para o acabemento final, faça no centro um círculo com a geléia por cima do doce de leite, decore com morangos e ponha no meio um coração feito com a massa folhada (Usei um cortador de biscoito comum).

6 comentários:

valentina disse...

Nossa, que bolo mais molhadinho. Esta foto de baixo, aonde se vê o bolo cortado, é show. Dá realmente água na boca.E o visual do bolo inteiro é maravilhosos.Obrigada por participar do colher.

Janna Joaninha disse...

hmmmmm docinho e azedinho... perfeito!

Luciana Macêdo disse...

Uma estreia cinco estrelas, o bolo me parece delicioso com esta combinação de sabores.
Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Ficou lindo e parece delicioso!

Mari Rezende disse...

Esse coraçãozinho na crosta ficou um amor! Ótima receita, parabéns!

PAPEL disse...

Menino de Deus!!! Me lembra de passar longe da casa de vcs quando for ai. Logo eu que destesto doce babei por esse bolo!