quinta-feira, 15 de maio de 2008

Todo dia é dia de Pizza!! - 1a parte

Pão já fiz muito. Sempre rola por aqui um pãozinho caseiro. Pizza, curiosamente, eu nunca tinha feito. Peguei então a receita da Cinara para máquina de pão e fiz na mão mesmo. Ficou boa, melhor do que muita pizza por aí. Mas o Leo achou que a massa deveria ter ficado mais sequinha... só aí que eu fui reler a receita e descobrir que eu errei porque eu esqueci de colocar ela antes no forno. ...(Vergonha)... ficou boa mesmo assim, mas não ficou dourada nem crocante.

de qualquer forma ele acha que textura não era a que ele mais gosta, já que ele tem como pizza dos sonhos as fininhas italianas da Pizzaria do Gabrielle lá de Fortaleza (a famosa pizza-puta). Para isso, duas opções, ou outra receita, ou testar nessa novamente, só que antes de montar a pizza fazer da maneira correta e colocar somente a massa no forno e ver se assim ela fica crocante. E segundo umas dicas que a gente leu por aí, só monte a pizza na hora de ir que for servir, porque senão o molho vai penetrar na massa e ela vai amolecer.


do jeitinho que ela escreveu:

"Massa de Pizza Perfeita (para Máquina de Pão)


1 xícara de água
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de alho amassado
2 colheres (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 colher (chá) de tempero italiano (ela disse que tem vários tipos prontos, o básico seria uma mistura de manjericão, orégano e alecrim. Eu usei um pouco de orégano e um chamado "fumacê" que tem um gostinho levemente defumado e é um composto de várias ervas)

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na ordem sugerida pelo fabricante de sua máquina de pão, e ligue no ciclo "massa" (dough). Misture o alho aos líquidos, para que ele não atrapalhe a fermentação. Quando o ciclo terminar, retire a massa e abra 2 ou 3 discos de pizza. Pincele-os com azeite, polvilhe parmesão ralado por cima, faça furos na massa com um garfo e deixe-os descansar por cerca 40 minutos. Asse os discos de massa de 5 a 10 minutos em forno pré-aquecido a 220° C, até dourar levemente. Tire do forno, adicione as coberturas de sua preferência e leve de volta ao forno por mais 8 minutos aproximadamente, ou até o queijo derreter."




obs.:
- Fizemos uma com metade de calabresa e cebola e metade presunto de parma. E outra marguerita com presunto e catupiry.
- Eu fiz uma bordinha recheada de catupiy que ficou ótima.
- Sobrou massa para um disco, vou fazer da maneira correta e digo o resultado.

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei a sua receita da massa de pizza!!! Hoje tem mtas receitas de maquina de pão, para pobres mortais que não tem ainda, fica desmotivadas a fazer ao modo tradicional.
bjss

Laurinha disse...

Bordinha recheada, que luxo!!!
Beijinhos,

Eli disse...

Que bela pizza!!! Vou tentar na minha máquina também!! risos

Agdah disse...

HUUUUUUMMMM pizzaaaaa!!!! eu também adoro aquelas bem fininhas e crocantes.

Cinara disse...

Bia, na próxima vez, abra a massa bem fininha e não se esqueça de levar o forno antes: garanto que ela vai ficar super crocante! Mas fique de olho, pois pode passar de crocante para queimada em um segundo! ;o)
Adorei a idéia da borda recheada... Ai, minha dieta! :oD
Beijos e bom feriado!