quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pirulitos de Cheesecake e chocolate (Cheesecake Pops)

Mês passado começou a aparecer um monte de pirulitos lindinhos no Taste Spoting. Reparei que era um tipo de desafio lançado por algum site na época. Achei tudo tão bacana e fui ver algumas das referências aqui, aqui e aqui. Me empolguei e aproveitei que tinha um chocolate aqui e mandei ver.


Segue a minha receita adaptada para menos. Esses americanos são uns exagerados... nem...

Pirulitos de Cheesecake e chocolate (Cheesecake Pops)

Rendimento: + ou - uns 15 pirulitos
Nível: médio

Ingredientes:
450 g de creamcheese
3/4 de xícara de açucar
1 col. de sopa de farinha de trigo
1 ovo
1 gema
2 col. de sopa de creme de leite
1 pitada de sal
1 col. de café de essência de baunilha
Palitos (eu usei de churrasco e cortei um pouco)
Cobertura
400 gramas de chocolate meio-amargo
Chocolate granulado, castanhas picadas, cacau em pó, chocolate branco... enfim, o que você preferir para cobrir o chocolate.

Modo de preparo:
Bata o creamcheese, a farinha de trigo, o sal e o açucar até obter um creme homogêneo e fofo. Despeje o ovo sempre batendo e depois a gema e a baunilha. Unte uma forma, eu usei uma redonda com furo no meio para assar de maneira uniforme, mas acho que pode ser qualquer uma. Pré-aqueça o forno a 170 graus e deixe assar até dourar um pouco em cima. Deixe esfriar na forma mesmo e depois cubra com plástico-filme e leve à geladeira por pelo menos três horas. Eu deixei a noite inteira. Passado o tempo, pegue uma colher, retire a massa do cheesecake e faça bolinhas de aprox. 2 ou 3 cm. Vá colocando numa folha de papel-manteiga em cima de uma tabuleiro. Quando terminar toda a massa, leve novamente à geladeira para endurecer novamente. Enquanto isso ponha o chocolate para derreter em banho-maria. Disponha as coberturas que você vai utilizar em pratinhos rasos. Espete os palitos nas bolinhas, cubra-as com o chocolate derretido e espere escorrer o excesso um segundinho e passe na cobertura desejada. Repita esse processo com todas as bolinhas. Eu usei umas maçãs grandes e espetei os palitinhos nelas e deixei endurecer completamente.

Ficaram lindos e muito gostosos. Uma boa dica é cobri-los com um saquinho plástico e amarrar com uma fitinha para presentear alguém.

6 comentários:

laila radice disse...

concordo com vc...ficaram lindas!! hiper charmosas espetadas nas maçãs!!!

bjs Bia!

Unknown disse...

Acho esses pirulitos de cheesecake a coisa mais fofa do mundo, pouco trabalhoso, mas o resultado final é digno para dar de presentes.
bjs

Paulinha disse...

ai que deu vontade.

minhas habilidadess culinárias ainda são muito pouquinhas...não arrisquei fazer. fiz o bom e velho brigadeiro: sem charme, bem clichê, mas um de-lí-cia! hahaha
beijo p/ tu e p/ teu pequeno!!

Rosane Vargas disse...

Oi, não conhecia o blog. Muito legal. Os muffins estão lindos e estes pirulitos... ai...

bjs

Anônimo disse...

Tão logo eu adquira uma batedeira... essa será minha primeira receita!

:)

Lua Limaverde disse...

Uau, que diferente! :)
Olha só, Bia, as gotinhas você encontra no Makro, na BR-116.
Lá vende o pacotinho de 1 kg da garoto. Infelizmente não sei de nenhum outro lugar que venda...
Boa sorte! E Beijos!