sábado, 5 de abril de 2008

Massa com molho de salada do Jamie

um dia desses eu estava assistindo o programa Jamie Show (acho que o nome é esse). Aquele de platéia em que ele é "super-atacado", fala sem parar, corre de um lado pro outro. Chega a dar uma canseira só de ficar olhando. Mas aí ele estava fazendo um macarrão simples. Fez a massa e fez um molho, que segundo ele é de salada, para acompanhar. E eu fiquei com água na boca. E não sosseguei até fazer. Segue a receita do molho.

Massa com manjericão e limão


Ingredientes*:

- meia xícara de folhas de manjericão roxo e verde
- Suco e raspas de um limão siciliano (o amarelo)
- Sal e pimenta do reino moida na hora a gosto
- 4 col. de sopa de azeite
- 1/2 xícara de parmesão ralado e mais um pouco para polvilhar
- 1/2 xícara de funghi seco (opcional - isso foi eu que inventei na hora)

Modo de preparo:

Como nosso moedor de pimenta é péssimo, tive que triturar a pimenta no pilão. Coloquei o sal e a maior parte do manjericão e pilei tudo junto. Coloquei uma colher de azeite e fiz uma pasta. Ralei a casca do limão e coloquei numa tigela. Espremi o suco e adicionei às raspas. Coloquei a pasta com o manjericão junto, o restante do manjericão fresco, o azeite e misturei. Fervi o funghi por alguns minutos para hidratar, escorri e piquei em pedaços pequenos e juntei ao molho. ahh você já pode a essa altura do campeonato estar quase tirando o seu macarrão do fogo, que eu esqueci de mencionar. Junte o queijo parmesão ao molho, misture bem e passe para uma tigela maior ou panela. Escorra o macarrão e despeje quente sobre o molho e misture bem. Você vai notar que o parmesão vai dar uma derretida. Sirva I-M-E-D-I-A-T-A-M-E-N-T-E, senão perde toda a graça. Polvilhe um pouco de parmesão em cima e tá prontinho.




* essas quantidades são aproximadas já que o Jamie faz tudo meio no olho e eu também fui fazendo assim. Sinta-se à vontade de colocar mais ou menos de cada um dos ingredientes e fazer tudo ao seu gosto.

3 comentários:

Fabrícia disse...

Já fiz e arrasa....adoramos. A apresentação está linda...
Bjs.

Lingualguma disse...

Minino, tô com água na boca!!!! Esse eu posso
:)

Silvia Arruda disse...

Humm, essa massinha ficou com uma cara ótima!