domingo, 30 de março de 2008

Brownie

faço minhas as palavras da Cinara quando ela diz que todas as experiências anteriores com brownies foram frustrantes até se deparar com esta. Facinha e sem erro, o resultado é satisfação garantida.

Brownie
6 col. de sopa de manteiga sem sal (85g)
180g de chocolate meio-amargo
1/4 xícara de cacau em pó (eu tb usei chocolate em pó)
3/4 xícara de farinha de trigo
1/4 col. de chá de fermento em pó
1/4 col. de chá de sal
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 col. de chá de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 170° C. Forre uma fôrma quadrada (de 20cm) com papel alumínio ou vegetal, deixando uma borda de 2 dedos de fora da fôrma. Unte o papel com manteiga, exceto a parte de fora, e reserve. Coloque a manteiga, o chocolate picado e o cacau em uma tigela, ponha em banho-maria e mexa até o chocolate e a manteiga estarem derretidos. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (Eu tb derreti no microondas.) Numa outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até a mistura ficar pálida, cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e bate até ficar bem misturado. Junte a mistura de farinha e bata, raspando os lados da tigela para ficar homogênea. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno.Estará pronto quando puser no centro um palito e este sair com umas migalhas coladas, mas não completamente molhado, após 35 minutos (o meu ficou pronto em mais ou menos 45 min). Deixe esfriar ligeiramente na fôrma, mais ou menos 15 minutos. Retire da fôrma puxando pelo papel e deixe esfriar por completo numa grade própria antes de cortar em quadrados.


ps.: eu não deixei esfriar na forma. Fiquei com medo dele cozinhar mais do que devia, tirei da forma meio mole ainda e coloquei na grade própria para esfriar com o papel manteiga ainda. Deu super certo, mas dá mais trabalho assim já que ele sai ainda mole. Vou aderir à técnica na Cinara.
ps2.: para dar para os amigos e estender o sucesso da receita, compre um rolo de papel crepon, corte quadrados e embrulhe os pedacinhos amarrando com uma fitinha. Aí é só sair por ai distribuindo se tiver em dias generosos... porque é difícil se desfazer deles. Acredite!

Fica um luxo!!!

11 comentários:

Elvira disse...

Que aspecto divinal tem esse brownie! :-)

Beijos.

Unknown disse...

Bem, só de olhar faz crescer água na boca, mesmo a mim que não sou grande apreciadora de doces com chocolate.
Mas a receita está guardada, para fazer uma surpresa à minha filhota!
beijinhos

Leo Gonçalves disse...

Olha, eu sou suspeito porque é minha mulher. Mas também não sou aficcionado por doces. Então posso dizer tranquilamente: foi o melhor brownie que eu comi na vida toda. Parabéns minha linda.

Fabrícia disse...

Que maravilha...perfeitos.
Bjcas.

Suzana Parreira disse...

Que brownie de aspecto delicioso!

Leila disse...

Estou salivando e só de olhar já engordei. Brownie é bom demais.
beijinhos

Cinara disse...

Bia, seus brownies ficaram maravilhosos!! Olha só essa casquinha... Perfeita!
Foi uma verdadeira saga encontrar uma boa receita de brownie, mas acho que as tentativas valeram a pena, não é? ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Lua Limaverde disse...

Esse brownie já fiz duas ou três vezes aqui em casa, mas nunca deu tempo tirar foto! É divino! :)

Letrícia disse...

Os seus brownies estão irresistíveis!

Aliás, tão irresistíveis que eu acho que vou burlar a dieta hoje e preparar aqui em casa também...

Beijos!

Gourmandisebrasil disse...

Brownie é o bolo básico-necessário! últil e gostoso!
bjo,
Nina.

Unknown disse...

Bia,

Sempre quis fazer um brownie descente!Parabéns pela receita!Usei o chocolate em pó ao invés do cacau assim como você, terá sido este o motivo de ter ficado meio forte o gosto do chocolate meio amargo? Mesmo assim a textura e o visual ficaram d+!!!
Obrigada...