quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Muffins!!!

Seguinte... eu tô numa fase pães e bolos. Meu sonho era ter gente para comer tudo o que eu quero cozinhar. Aí lendo o Açucar e Canela vi esses muffins irresistíveis. Para piorar tudo, ela deu a dica da Barra Doce que é uma loja genial para "baking". Tem só T-U-D-O para confeitaria e é a apenas três quarteirões daqui de casa. Ontem fui lá dar uma "voltinha". E olhem só no que deu:

Muffins


Dificuldade: facílimo
Rendimento: 14 muffins

Ingredientes:

2 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
1 colher de chá de essência baunilha
2 1/2 colheres de chá de fermento em pó químico
1/3 de xícara + 2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 xícara de creme de leite fresco
1 pitada de sal
1 xícara de gotas de chocolate ao leite (eu fiz uma parte apenas com uvas passas e frutas cristalizadas por Davi - ainda tô na fase de evitar que ele coma chocolate)


Mode de preparo:

Já pode começar pré-aquecendo o forno a 180º porque tu faz tudo bem rapidinho. Em uma tigela, peneire a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e o açúcar (eu usei refinado). Em outra tigela, bata os ovos levemente. Acrescente o óleo, o creme de leite e a baunilha. Misture bem. Despeje a mistura de líquidos sobre os secos, e misture muito rapidamente. Eu segui a dica que eu li que dizia que não era para deixar a massa lisa demais, então fica um pouco empelotado mesmo. Coloca as gotas de chocolate ou as frutas secas e pronto. Agora é só encher as forminhas de papel até dois terços untadas com óleo e colocar na assadeira. Leve ao forno até dourar, no meu durou um pouco mais de meia hora. E pronto!! Num é luxo?!


No meu caso e no da minha fonte citada acima, usamos uma assadeira própria para Muffins. Mas existem aquelas forminhas individuais também que são mais fáceis de achar. Nunca use só as de papel porque elas cedem e abre tudo.



ahhh meu lado Nigela aflorou e eu fiz uma cobertura de chocolate para alguns. Derreti um pouco de chocolate meio amargo (umas 80 a 100g) no microondas em potência média por 1 min, coloquei uma colher de açucar, duas colheres de creme de leite fresco e uma colher de manteiga.Huummm!! Delícia.

7 comentários:

Leo Gonçalves disse...

galera, ficaram uma delícia, viu? essa minha mulher "se agarante".

Anônimo disse...

Menina... Sinto exatamente isso:"queria ter gente pra comer tudo que quero cozinhar/arriscar". Sou louquinha pra fazer muffins, mas acho que aqui na "província" não tem essas forminhas. Cofesso que nem procurei direito, mas acho que não tem. Já experimentou fazer chocolate chip cookies?! Vou logo adiantanto que é um troço que vicia. Tanto o biscoito quanto a confecção do mesmo. Nós aqui A-D-O-R-A-M-O-S! Peguei a receita no blog da Cinara. E o bolo de cenoura americano dela?! LOUCURAAAA!!!
Um bjo

Marcia disse...

Bia, seus muffins ficaram o máximo! A Barra Doce é sensacional, né? Gostei demais do teu blog; vou voltar mais vezes... Bjs

laila radice disse...

que lindos!!!adorei! já tinha suspirado lá no açúcar e agora mais ainda!

Cláudia disse...

Básicos e perfeitos, adoro receitas que têm opções de variar o recheio.

Fui

Unknown disse...

Oi, Bia!
Tô gostando muito deste espaço aqui.
Vou te confessar que não sou uma grande cozinheira, mas tenho me esforçado para melhorar. Acho que este blog vai me ajudar.
Agora, um pedido: libera logo a receita da sua farofa, vai.
Bj.

No Céu dos Bolos disse...

Obrigada pela visita.
Gostei muito do teu blog. Vou voltar.
Bjokas
Ana