domingo, 10 de fevereiro de 2008

Tartar de salmão em calda de maracujá e laranja com chantilly de wasabi.



Sempre gostamos de receber gente em casa. Fazemos isso com freqüência e é um ótimo pretexto para cozinhar. Enquanto não me adentro no mundo das sobremesas, tento entreter nossas vítimas com entradinhas e pratos principais.

De tanto provar o tartar de salmão em vários restaurantes e tentar decifrar o que havia em cada um deles, resolvi fazer o meu próprio. Uma pesquisa aqui, outra acolá, fui adicionando ou adaptando receitas até chegar à minha versão. Se um dia a gente tiver um restaurante, vai estar no cardápio.

Segue mais uma receitinha NEM TANTO para vocês.

Dificuldade: média.

Ingredientes:

- 300 g de filé de salmão fresco
- ¼ de cebola cortada em cubinhos BEM pequenos
- 1 colher de sopa de Dill picado
- Cebolinha francesa
- 1/2 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de chá rasa de sementes de papoula
- 1 colher de chá de gergelim preto
- 200 ml de creme de leite fresco (aqui, usei o pasteurizado)
- Suco de ½ limão
- Suco de 1 maracujá
- Suco de 1 laranja
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Wasabi a gosto
- Sal a gosto

Modo de fazer:

Corte o salmão em cubinhos. Pique a cebola em pedaços muito pequenos (ela deve temperar, mas sem ficar em evidência) e coloque em um pouco de água morna para tirar a acidez. Pique bem o dill e a cebolinha. Junte com a cebola já escorrida, o salmão, a mostarda, as sementes de papoula e misture bem com uma colher. Cubra com um plástico filme e volte para a geladeira, para não estragar. Um pouco antes de servir, retire da geladeira para que fique quase à temperatura ambiente, acrescente o suco de limão e misture bem. Colocar o limão só no final para que ele não cozinhe demais o peixe. Prove e corrija o sal se precisar.

Em um outro recipiente, coloque o creme de leite fresco e um pouco de wasabi e bata com um fouet ou batedor de claras, até que fique bem consistente. Parece mágica, você se sente bem ao realizar esta alquimia, mas cansa. Quem tiver um mixer, pode fazer nele.

Colocar em uma panela a mistura dos sucos de maracujá, laranja e açúcar e deixar reduzir, baixando o fogo assim que ferver. Quando estiver bem espesso, quase caramelizando, desligue o fogo.
CUIDADO: vigie bem para não queimar.

Colocar em um anel de molde (ou dentro de uma embalagem de margarina e depois vire) para firmar no prato. Jogar um pouco de sementes de gergelim sobre o tartar e regar com um pouco da calda - menos do que na foto abaixo, foi um ligeiro descuido. Ao lado, coloque o chantilly de wasabi, moldando com a ajuda de uma colher grande. Sirva com blínis ou umas torradinhas bem fininhas.



Um bom começo para o seu jantar.

10 comentários:

Larissa disse...

Primeira vez aqui, e ceratemente voltarei muitas outras..
Achei um LUXO esse seu tartar.

Larissa disse...

Voltei, li a introdução do blog e adorei.. E encontrei algumas coincidencias.. Tb sou pernambucana, moramos em São Paulo, aqui tb tem uma linda Bia e um cachorrinho, e crianças de 2 e 4 anos.. Adorei tudo.

Leo disse...

Conterrânea, seja bem-vinda. Fique à vontade para visitas e dicas, sempre que desejar.

Eliana Scaramal disse...

Que maravilha essa receita?! As fotos lindas, lindas!

Lingualguma disse...

:(

Ligia disse...

Gente, que entrada mais chiiiiique! Minha cara, bem perua! Amei e vou tentar fazer aqui em casa. Se o Paulinho não aprovar, garanto que o Travis não dispensa! Beijos Biete

claudio disse...

É impressionante!
Fiz esse fim de semana em casa e ficou quase igual ao que comi aí.A forma como é explicado e detalhado é maravilhosa. Um verdadeiro "manjar dos deuses".
Beijos gigantes
Cláudio

Olivian Auad Moioli disse...

Nossa, q máximo o Blog de vcs!! Receitas ótimas...não vejo a hora de fazer o magret do Ruella...prato que comi quando fui lá pela primeira vez com meu namorado, no nosso primeiro encontro,kkkk!
Parabêns!

Olivian disse...

Ah, quem tira as fotos? São ótimas!!

Leo disse...

Olivian, que bom que você gostou da nossa cozinha virtual. Faz sim o pato que é gostoso e não é difícil.

Eu e a Bia nos revezamos em tudo, nas receitas e nas fotos. Volte sempre por aqui.