domingo, 24 de fevereiro de 2008

Massa com Gorgonzola, espinafre e vinho branco do Pedro

receitinha facílima e rápida... ótima pra você gastar aquele resto de gorgonzola que está na geladeira quase no seu deadline. Eu tirei do livro do Pedro, amigo carioca, cineasta e cozinheiro, gente boa demais. Segue a dica do livro também, mas eu não sei quão fácil de achar ele é hoje em dia. Vale a pena procurar no Google. As receitas são super-práticas e escritas exatamente para descomplicar sua vida. Além de ser M-U-I-T-O divertido. Recomendo.


exatamente como está no livro:

"Parafuso para Nora
Massa com Gorgonzola, espinafre e vinho branco

Este é aqui é bastante leve e sutil (dependendo da quantidade de Gorgonzola usada), o que permite ter como acompanhamento tanto uma salada quanto uma sopa, dependendo da temperatura ambiente.
Nesse prato a malandragem está na preparação do molho. Como geralmente acontece como molhos cremosos, você ddeve estar sempre atento à quantidade de creme de leite.
Um ingrediente que sempre cai bem nesta rreceita são as castanhas-do-pará. Algumas pessoas preferem moer ou ralar as castanhas e fazer um molho mais grosso. Eu prefiro quebrá-las em pedacinhos pequenos e ter um molho crocante. De qualquer maneira, tenho certeza que você vai ter a chance de tentar ambas as opções. Então, boa sorte.
Synd at du ikke skjønner dette merkelige språket. Det er bare en måte å ha deg naer meg. Glad I deg. (bom, esse foi um "recado secreto" dedicando a receita para a Nora)

Tempo de preparo: 30 min
Redimento: 2 porções

Ingredientes:

300 g de massa parafuso (eu usei espaguete)
250 g de espinafre (eu não tinha tanto, foi uma pena, mas ficou bom mesmo assim)
200 g de gorgonzola
3 dentes de alho
1/2 cebola cortada em pedacinhos
4 dedos de vinho branco
1 pitada de noz-moscada
50 ml de creme de leite
sal e pimenta branca

Preparo:

1. Comece preparando o molho, já que é sempre bom que ele pegue gosto antes de ser servido. Frite a cebola por uns cinco minutos. Coloque o alho e frite até que esteja dourado.
2. Ponha o espinafre e deixe encolher na panela. Ponha um pouco de sal, pimenta e noz-moscada. Quando o espinafre começar a produzir um caldo próprio, derrame o vinho, tampe a panela e cozinhe por cinco minutos.
3. Ao mesmo tempo, numa panela menor e com o fogo baixo, derreta dois terços do Gorgonzola. Quando isso acontecer, ponha um pouco do creme de leite até encontrar um ponto homogêneo no molho. Se for usar a castanha ralada, este é o momento de misturá-la. Continue mexendo até achar uma boa consistência. O molho não deve ser muito ralo.
4. Derrame na panela com o espinafre e mexa gentilmente.
5. Enquanto os parafusos cozinham, deixe o molho aquecido com o menor fogo possível.
6. Escorra a massa, ponha um pouco de azeite e o resto do queijo. Misture bem e deixe que o queijo derreta com o calor dos parafusos. Se quiser tirar uma onda, use o suco de meio limão no macarrão antes de misturá-lo ao molho.
7. Usando a panela onde está o molho, ponha a massa, misture bem e, se ainda não fez, lance as castanhas quebradas em pedaços pequenos(eu estava sem). Ponha numa travessa e sirva imediatamente.

Obs.: Não substitua o vinho branco por tinto. O sabor é bem diferente. Confie e, se necessário, invista numa garrafa de vinho nacional. Não compre o da garrafa azul, mesmo que esteja mais barato. (achei essa dica ótima!!)"

Livro: Como impressionar sem fazer esforço - um livro de auto-ajuda na cozinha
autor: Pedro Asbeg
Editora: 7 Letras
2000

7 comentários:

Leo disse...

Ficou lindo o spaguette meu amor.
Ps: Alex e Deubia, comecem por este. Ajuda a perder a "cozinofobia" que vocês têm, hahahaha.

Fabrícia disse...

Lindo mesmo...e saboroso com certeza.
Bjs.

OBs: moro em Montréal...a cidade de Québec é linda demais...bjs.

deubia. disse...

Hunf!

Luciana Macêdo disse...

Essa massa está o máximo.
Bjs!

Bia disse...

linda apresentaçao ! vim conhecer seu cantinho xara ! gostei ! bjs

Paulinha disse...

Entrei na onda de cozinhar. e diz aí, que fiz essa receita e deu super certo!! ;)
beijooo

Rogério Valdez Pereira disse...

OI.......VI HÁ ALGUNS ANOS ESTA RECEITA AQUI E JÁ FIZ VARIAS VEZES É EXCELENTE.......CITEI NO MEU BLOG.......ROGERIOVALDEZ.BLOGSPOT.COM.BR...PARABÉNS!!!