sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Pão de Cenoura com Gergelim e Alho Torrado

Ainda na fase pães e bolos. Fiz essa receita faz umas duas semanas e ainda não tinha postado. A original eu peguei do livro Pães e Cia. , o décimo oitavo volume da coleção A Grande Cozinha da Abril mas fiz algumas "mudancinhas".



Pão de Cenoura com Gergelim e Alho Torrado*

Rendimento: serve 6 a 8 pessoas
Dificuldade: alta **
Tempo de preparo: 45 minutos mais o tempo de fermentação

Ingredientes:

750 gramas de farinha de trigo
400 gramas de cenouras
100 gramas de gergelim
40 gramas de fermento fresco
1 col. de café de bicarbonato de sódio
1 col. de café de açucar
5 col. de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 col. de café de sal
alho torrado a gosto
azeite de oliva extravirgem para untar

Modo de fazer:

Descasque as cenouras e cozinhe-as com bastante água e sal. Escorra-as e bata num processador ou passe numa peneira.
Esfarele o fermento e dissolva-o em 350 ml de água morna juntamente com o açúcar.
Peneire a farinha de trigo e faça um monte na mesa de trabalho. Ponha na cavidade central a mistura do fermento, açúcar e água. Misture os ingredientes e sove a massa com as mãos. Forrme uma bola, coloque numa tigela e pincele com azeite de oliva e cubra com plástico filme e deixe em local morno por 45 minutos ou até que ela dobre de tamanho.
Enquanto isso, coloque 75 gramas do gergelim numa panela e toste. Cuidado para não deixar escurecer demais.
Passado o tempo de crescimento da massa, acrescente o gergelim e o alho torrados à massa, juntamente com o purê de cenouras, o azeite, o bicarbonato e o sal. Sove até que oss ingredientes estejam bem incorporados à massa.
Coloque novamente a massa na tigela e deixe crescer por mais 45 minutos. Sove-a mais um pouco e forme os pães. No meu caso eu fiz um grande numa forma e seis pãezinhos menores. A receita original era apenas para pãezinhos.

Coloque numa assadeira forrada com papel manteiga ou untada e enfarinhada. Faça uma incisão em cima de cada um dos pães e salpique um pouco de água. Polvilhe o restante do gergelim e um pouco do alho nos pães. Asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 200 graus. Deixe esfriarem sobre uma grelha e sirva.


* a receita original chama-se Pãezinhos de cenoura e gergelim.
** eu não acho uma receita difícil mas estava assim no livro. Se torna uma receita complicadinha porque possui vários procedimentos que se seguidos à risca não tem como dar errado.

3 comentários:

laila disse...

que lindo! adorei a combinação de sabores!!!

Lingualguma disse...

Ah, eu quero!

Aline disse...

Voce tambem coleciona A Grande Cozinha!? Sao livros muito bons, ne? Vou experimentar sua adaptacao... depois te digo o resultado!!