Ultimamente, quase todas as minhas receitas têm sido de peixes ou camarões. Como alguém que se criou no Ceará, adoro os frutos do mar, mas não dispenso uma boa carne. Vira e mexe a gente faz churrascos aqui em casa.
No fogão, umas das carnes que eu mais gosto de preparar é o carré de cordeiro. Sempre procuro um jeito diferente de acompanhá-lo, além do tradicional molho de hortelã servido nas churrascarias. Um dia desses, vi uma receita de carré de porco com redução de frutas vermelhas e, voilà, segue a minha adaptação.
Dificuldade: média
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
2 carrés de cordeiro com 6 costeletas.
6 batatas-doce
2 ramos de alecrim
1 colher de sopa de tomilho
1 dentes de alho picado
1 taça de vinho tinto seco
1 xícara de caldo de carne
4 colheres de sopa de geléia de frutas vermelhas
1 xícara de leite
1 xícara de creme de leite fresco
5 castanhas-do-pará picadas
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
Azeite
Pimenta do reino
Sal
Cordeiro
Em um pilão, junte as folhas de alecrim e tomilho, o dentes de alho picado e um pouco de azeite. Triture bem e “massageie” os carrés com esta mistua. Coloque em um saco plástico e deixe descansando na geladeira por pelo menos 2 horas.Retire a carne da geladeira mais ou menos uns 20 minutos antes de preparar.
Coloque um pouco de azeite numa frigideira e dê uma selada (a famosa selada) na carne dos dois lados, até ficar bem dourada.
Derreta um pouco de manteiga na mesma frigideira, coloque as castanhas para fritar um pouco. Coloque os carrés numa assadeira e despeje a manteiga de castanhas por cima.
Coloque a carne no forno alto (pré-aquecido) por 15 minutos. O ponto ideal da carne é ligeiramente rosado por dentro, mas se quiser, deixe passar mais um pouco.
Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos, para que o suco se redistribua pela carne. Corte o carré entre as costeletas antes de servir.
Purê de batata-doce
Coloque as batatas para cozinhar até que fiquem bem moles. Teste com a ponta de uma faca, se entrar e sair fácil, está no ponto. Descasque e passe em um processador com o leite, até quea mistura fique bem homogênea. Leve ao fogo baixo, misturando bem. Acrescente a manteiga, o creme de leite e corrija o sal e a pimenta.
Redução de frutas vermelhas
Misture o caldo de carne, o vinho tinto e a geléia de frutas vermelhas em uma panela e leve a fogo baixo para reduzir, até que fique bem consistente, como um xarope.
Coloque o purê de batatas no prato, cruze as costeletas de cordeiro por cima e, ao lado, coloque um fio da redução de frutas vermelhas. Eu decorei com um ramo de tomilho.
Aproveite.
OBS: Um prato bem servido seria com 3 ou 4 costeletas por pessoa. Servi com 2 porque não estávamos com tanta fome.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Que luxo de receita.....digna de chef....demais.
Bjcas.
Hum! Nem jantei hj...
abs,
Nina.
Muito chique está receita e me parece muito saborosa. Gostei muito do molho de frutas vermelhas.
Bjs!
Chique e absolutamente delicioso! Bjs
Léo e Bia!
O Blog está delicioso.
Agora me ensinem a receita do Davi. ô menino gostoso!
Beijos nos 3!
Lívia
Livinha, segue a receita:
1- um bocado de amor
2- um casal recém casado (de 1 mês)
3- um carnaval sem nada pra fazer
4- um monte de ostras
5- uma pitadinha de genética...
Pronto. Agora, o jeito de fazer, não dá pra publicar aqui.
Boa sorte, hahahaha. Se puxa, Vitinho.
Postar um comentário