quinta-feira, 10 de julho de 2008

Paella do "Chef" Convidado: Alexandre Vale

Como dito no último post, iniciamos o projeto "Chef" Convidado aqui no Trivial. O Alexandre, daqueles amigos promovidos a irmão, veio fazer uma deliciosa paella aqui em casa, prato que ele aprendeu em terras espanholas, durante sua morada em Barcelona. Eu, Bia e a mulher dele (Dadinha) fizemos o mis en place, cortando todos os ingredientes para o chef, já que ele ia ficar uma hora e meia em pé, mexendo a panela. Eu fiz esta entrada para enganar a fome enquanto a famosa paella ficava pronta. E a Bia também fez um lindo bolo de sobremesa. Aproveitem esse prato pra lá de Nem Tanto.



Dificuldade: média
Rendimento: 15 porções

Ingredientes

500g de peito de frango em cubinhos
500g de filé de peixe em cubinhos
1kg de lulas cortadas em pedaços
500g de polvo cortado em pedaços
500g de mexilhões com casca
500g de camarão
500g de Chorizo (salame espanhol)
1kg de arroz parbolizado
100g de ervilhas naturais
1 litro de caldo de peixe
3 cebolas médias
5 dentes de alho picados
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
Cebolinha picada
Salsa picada
Acafrão em pistilos (não o corante)
Açafrão da terra (o corante)
Azeite
Sal a gosto
Pimenta do Reino

Primeiramente, você deve ter uma paellera, espécie de frigideira grande própria para paella. Ganhei uma de teflon (que ajuda bastante a não grudar) no dia dos namorados e usei pela primeira vez nessa paella. Por ser uma panela grande, se você não tiver um fogão com boca grande no centro, posicione a panela usando as duas bocas da frente do fogão para cozinhar.

Refogue a cebola, o alho e os pimentões com azeite e pimenta do reino até dourar. Reserve à parte. Aproveite o azeite e coloque os peitos de frango, deixe dourar um pouco e acrescente o peixe, o chorizo cortado em tirinhas (Chorizo é um tipo de salame espanhol temperado com páprica). Notem que o peixe deve ser mais fibroso, firme, como o cação, para não desmanchar completamente durante as mexidas. Mexa e acrescente a lula e o polvo, que devem ter sido fervidos anteriormente com água e sal. Reserve um pouco desta água fervida e acrescente ao caldo de peixe.

Devolva à paellera a cebola, o alho e os pimentões refogados junto com os frutos do mar. Acrescente o arroz e deixe cozinhar um pouco. Vá, aos poucos, acrescentando o caldo de peixe, até cobrir os ingredientes e junte o açafrão. Dependendo do açafrão, às vezes ele não adquire uma coloração viva, amarelada. Se isso acontecer, acrescente um pouco de pó de acafrão da terra. À medida que for secando a água acrescente mais caldo até acabar e vá mexendo lentamente, alternando os ingredientes pelas bocas para que cozinhem por igual.

Deixe a paella cozinhar e vá acrescentando mais caldo até que o arroz esteja al dente. Retire do fogo e deixe descansar, de preferência coberta com um pano. O arroz vai absorver o excesso de líquido, ficando mais soltinho. Acrescente a cebolinha e a salsa picadas por cima da Paella e decore com os mexilhões (rapidamente fervidos em água e sal) com casca.


Alexandre Vale, ou Dadinho, "Chef" Convidado

Obs: O Alexandre, por ser alérgico à crustáceos, faz os camarões ao alho e óleo separadamente e coloca só no fim, por cima da paella, enfeitando o prato. Mas nada impede você de juntá-los à paella juntamente com o polvo e a lula. Nesta paella, não usamos mexilhões porque não achamos, mas usamos vôngoles (sururu no Ceará). E se não achar chorizo, pode usar um salame temperado ou mesmo um italiano, mas acredite, faz toda a diferença.

10 comentários:

Anônimo disse...

Marminino!!!
eu num tô dizendo mesmo. Tá bem dizer o programa da Ana Maria Braga. Chef convidado e tudo o mais.
Parabéns, Juru!
Parabéns à equipe de produção do Trivial. ehehehe.
Adoreiiiiiii.

Anônimo disse...

A paella tava gloriosa.
A companhia também.
Essa foto do Alexandre é que tá foda.

Agdah disse...

Mas um chef com essa simpatia toda só podia fazer comida boa.

Bia, alguém de Minas disse que vê sempre o arroz jasmim nos supermercados de lá. Eu acho que em SP deve ser ainda mais fácil encontrar.

Agdah disse...

Acabei de achar aqui .

4 amigas na cozinha disse...

Olá Bia (e Leo),
Pretendemos selecionar todas as receitas enviadas para fazê-las no dia das 4 amigas da cozinha.
Envie a sua também, será um prazer para todas nós.
O blog de vocês está muito legal, as receitas e as fotos estão nota 10!
Um abraço de todas do...
4amigasnacozinha.blogspot.com

Leila disse...

Uau, que paella linda.
que luxo voce hein. parabens ao seu chef convidado.
beijinhos

Barbara Redes disse...

Queridos,
estou amando o blog. D� vontade de comer tudo.
Quero que vcs conhe�am a Lulu.
Saudades.
Beijos,
B�rbara

mp disse...

Alixandre, meu filho, próximo natal é na sua casa! eehehe

Quem sabe um dia não desempenho eu o papel de Chef Convidado?
Prometo que não será meus churrascos furados ;P

abraço!

Marcelo Nólibos - RS disse...

Oi Bia e Leo. Vou dar uma sugestão que já testei e ficou muito bacana, pois suavizou um pouco o gosto dos frutos do mar (principalmente quando tem convidados que não conhecem os ditos). Usei frango e coelho, e fiz o caldo com os ossos substituindo o caldo do peixe. Ficom muito bom, Abraço.

Leo Gonçalves disse...

Marcelo, valeu pela dica. da proxima vez, vamos testar. abraço.