quarta-feira, 11 de junho de 2008

Caldos feitos e um risoto de brinde

depois da aula de caldos, o Chef pediu que fizéssemos os caldos em casa e levasse pra que ele visse na aula seguinte. Dito e feito. Não fiz os sete caldos, mas fiz cinco. Fiquei devendo o de carnes escuro e o de vitela. Resultado, levei o de frango claro, frango escuro, de peixe, de vegetais e de crustáceos. O que fazer com tanto caldo?? Congelar claro! Coloquei em forminhas de gelo e depois desenformei os cubinhos em sacos plásticos. Super-prático e não aos caldinhos Knor por enquanto.

Já usei dois deles, o de frango escuro para fazer um vatapá de frango que está devidamente congelado para o próximo sábado, quando teremos convidados. E o de crustáceos que me rendeu esse belo risoto. Já que eu tinha camarões descongelados, descascados e de bobeira. Segue a receita.

Caldo de crustáceos
Ingredientes
300 g de cascas de camarão com cabeça (se forem grandes, retirar os olhos porque amargam)
2 col. de manteiga Aviação clarificada (usei óleo de canola)
1 talo de alho poró cortado
1 talo de salsão
2 cenouras picadas sem casca
1/2 cebola cortada em rodelas
1 bouquet garni (talos de salsa, tomilho e duas folhas de louro amarrados)
1 sachet d'epices (pega uma gaze, coloca dois cravos da índia e três sementes de pimenta do reino e amarra como um saquinho)
Preparo
Aqueça a manteiga e carameliza as cascas. Cubra de água e deixe cozinhar por quarenta minutos. Junte a guarnição aromática e cozinhe por mais quarenta minutos. Coe e leve à geladeira por 12 horas e retire a gordura que se forma por cima.

Risoto de Camarão com Ervilha Torta
Ingredientes
400g de arroz arbóreo
2 cebolas médias picadas finamente
2 xic. de vinho branco seco
70g manteiga
Caldo de crustáceos
300 g de camarão
200 g de ervilha torta
150 g de queijo parmesão ralado
sal q.b

Preparo
Branqueie o camarão e as ervilha-tortas (coloque-os em água fervendo por um minutos, separadamente). No caso do camarão, eu coloquei um pouco de limão na água. Corte os camarões em mais ou menos 1 cm, e as ervilhas ao meio. Reserve. Ponha o caldo numa panela e aqueça. Derreta a manteiga em outra panela e refogue a cebola. Coloque o arroz mexendo sempre até que fique levemente translúcido. Despeje o vinho branco e deixe reduzir, sempre mexendo. Agora vá colocando uma concha de caldo por cada vez e espere reduzir, MEXENDO SEMPRE. Repita o procedimento quantas vezes for necessário até que o arroz fique cozido. Quando o mesmo estiver pronto, desligue o fogo e coloque o camarão e a ervilha torta. Envolva-os completamente e finalize com a manteiga e o queijo ralado. Sirva em seguinda.

**opcional: para guarnercer o prato, você pode reservar alguns camarões e caramelizá-los com 1 col. de sopa de manteiga e 1 col. de sobremesa de açucar numa frigideira.

7 comentários:

Cris disse...

Lindooooo seu risoto! E a foto também... Bjs!

Nana disse...

Bia, que risoto ruim kkkkk brincadeira brincadeira!!!
Fiquei com desejo aqui menina.
Esses camarões ficaram lindos na foto.

Flor eu não entendi o seu recado?
Para trabalhar? kkkk
Ou para irmos jantar? kkkk
Bjsssssssssss

Eliana Scaramal disse...

Que linda foto!! O risoto está belo demais, cremosinho, aí aí.... risos

Fabrícia disse...

Também congelo como vc.....muito prático e saudável.
Bjs.

Nana disse...

Putz Bia hahahaha
agora entendi, olha que eu vou kkkk
Desculpa, no trabalho eu ando travando tudo, principalmente o tico e o teco kkkk
bjs

Lucy disse...

moça! só passei pra elogiar teu blog... entrei nele hoje pela primeira vez, encontrei ele fazendo uma pesquisa no google e acabei descobrindo um site muito util!!! desses difíceis de encontrar hoje em dia...
tava dando uma lida na tua receita sobre cachorros quentes pra festa, e ficou uma dúvida... se tu puder me esclarecê-la, você diz que podemos colocar papel alumínio e aquecê-los no dia seguinte, eles devem ser aquecidos com ou sem o papel alumínio?
muito obrigada! e, novamente, parabéns pelo blog! ele é muito, muito bom.
beijão!

Bia disse...

cris e eliana: obrigada! Ele ficou mesmo bem cremosinho. Sempre uso essa receita que é a de risoto básico do Jamie Oliver. Só mudo os caldos e a guarnição. O procedimento é sempre o mesmo.
nana: vamos nos falando sobre suas aventuras como empresária.
fabrícia : não é ótimo saber que seu congelador tem um monte de cubinhos mágicos e homemades? Sobraram apenas o de peixes, o de legumes e o de aves claro. Mas ainda dá um monte de coisas. :-)
lucy : puxa Lucy, muito obrigada pelos elogios. Quem escreve esse blog sou eu e meu marido Leo e a gente acha muito legal saber que esse nosso espaço pode ajudar outras pessoas por aí a se aventurarem nos encantos da cozinha. E sobre os cachorros-quentes, eles podem ir ao forno com papel-alumínio e tudo. Fica ótimo! Beijos e