quinta-feira, 19 de junho de 2008

Pão recheado

Esse pão é uma das receitas que eu faço há muitos anos. Aprendi ainda adolescente e vez por outra tem aqui em casa. Minha mãe aprendeu e também reproduz de vez em quando, mas ela acha trabalhoso... o que eu acho uma injustiça. Ele é super fácil e não tem erro. Para receber uns amigos para um lanche é perfeito.Ou para ter em casa num final de semana que você quer só abrir a geladeira e ver tudo pronto. Ahh ele pode ser congelado antes de ir ao forno. Caso você queira fazer de véspera. Só cubra com plástico filme e quando for assá-lo deixe descongelar completamente.

Pão Recheado
Nível: fácil
Rende: 2 pães grandes
Tempo de preparo: 1h mais o tempo de descanso e forno
Ingredientes:
3 xic. de farinha de trigo (é uma média... vá adicionando até desgrudar dos dedos se for necessário)
4 col. de sopa de óleo
2 col. de sopa de açúcar
2 ovos
1 col. de chá de sal
1 xic. de água
1 envelope de fermento em pó
para o recheio:
1 maionese q.b
200 gramas de presunto
500 gramas de mussarela
cebola picadinha (opcional)
tomate seco q.b.
folhas de manjericão
orégano seco
parmesão para polvilhar

Preparo:
Coloque todos os ingredientes num bowl, exceto o fermento e água. Dissolva os últimos em parte da água e despeje na massa. Sove bem até desgrudar das mãos e obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por no mínimo uma meia hora (ela deve crescer bastante). Enquanto isso, triture a mussarela e depois o presunto e reserve. Divida a massa em duas. Abra sobre uma superfície lisa e enfarinhada em formato de retângulo. Com uma espátula espalhe a maionese. Coloque a metade da mussarela triturada, depois o presunto por cima, polvilhe orégano e cebola picada. Feche como um rocambole (mas não precisa dar muitas voltas). Para o outro pão, abra a massa da mesma maneira, mas eu coloquei somente o restante da mussarela, espalhei tomates secos por cima e as folhas de manjericão. Feche o pão. Transfira-os para uma assadeira untada e enfarinhada. Em cima dos pães, passe um pouco de maionese com um pincel para dourar, polvilhe parmesão. Vai ao forno até dourar.
ps.: esses recheios são apenas sugestões... use a imaginação e monte o seu pão como achar melhor. Se você não gostar de maionese, pode pincelá-los com a boa e velha gema de ovo. :-)

7 comentários:

Cris disse...

ah isso é bom demais!!! Estou com fome agora, resolvi visitar os blogs e cada um tem uma delícia melhor que a outra... adorei... Bjs!

Unknown disse...

Bia,

como esta?
Já respondi o seu e-mail viu!
Amiga, esse pão lembrou da minha mãe tb, mas ela usava tomate normal kkkk
Bjs

Agdah disse...

"...Num bowl..."

Não me diga que aí no sul chamam assim agora.

Eli disse...

Eu estou como a Cris, com fome e adoraria ter uma fatia desse lindo pão, para lanchar. Delícia!

Lingualguma disse...

Delícia da peste!
:)

Luciana Macêdo disse...

Para os meus lanches ajantarados gosto de preparar este tipo de receita.Anotadíssima.
Bjs!

Anônimo disse...

Bonito...