segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Tartar de atum com abacate, chips de alcachofras e molho tarê.

Faz um tempinho que ganhamos uns corações de alcachofra dos amigos Cris e Sellaro e não tinha feito nada ainda com elas. Como recebemos uns amigos ontem, resolvi fazer uma entradinha. Dei uma olhada na internet e, como eu já tinha feito entradas do Eñe, resolvi reproduzir o tartar deles aqui em casa. Temperei pouco o peixe para manter seu sabor, já que estava bem fresco. Ficou realmente muito bom o resultado. Aproveitem.




Nível: fácil
Rendimento: 4 porções


Ingredientes

300 g de lombo de atum fresco
1 abacate
Suco de ½ limão (usei limão-cravo)
2 colheres de sopa de azeite
Flor de Sal
Tabasco
2 corações de alcachofra
Pimenta do reino
Cebolinha francesa

200 ml de shoyu
200 ml de sakê mirin (licoroso)
3 colheres de sopa de açúcar

Reduza o shoyu, o saquê mirin e o açúcar até ficar com consistência de caramelo. Como tinha sobrado um pedaço da ponta do lombo do atum com pele, dei uma tostada na pele e na carne e joguei para ferver junto da redução, tirando um pouco antes do ponto de caramelo. Isso ajuda a deixar mais gostoso.

Leve os corações de alcachofra cortados ao meio para dourar em forno baixo. Retire quando estiverem douradas e, com a mão, “desmonte” as pétalas. Usei uns que tinha aqui em casa em conserva, mas nesse caso é bom lavar bem para tirar o gosto salgado do líquido.

Corte o abacate em cubinhos pequenos e reserve. Corte o atum em cubinhos, tempere com flor de sal, gotinhas de Tabasco a gosto (usei umas 5 ou 6), pimenta do reino e 2 colheres de sopa de azeite. Misture bem. Adicionar o limão só perto de servir, para não cozinhar demais o peixe.

Com um aro, enforme primeiro o abacate, depois coloque uma camada de atum por cima. Pressione levemente com o fundo da colher para firmar e retire o aro. Agora é finalizar com os chips de alcachofra, cebolinha francesa e circular com o molho asiático.

Sirva com torradinhas como entrada ou com uma salada como prato principal.



Bom apetite.

11 comentários:

Beatriz Belliard disse...

que bela apresentaçao, adoro alcachofra ! bj

Bia disse...

tava bom que só gato. arrasou na entrada!

Glau disse...

sensacional! to salivando loucamente aqui na frente do cpt.

bjos, glau

A Dona da Cozinha disse...

obra de arte!!
abraços,paula

Claudia disse...

Eu amo este prato (tartar de atum) mas o abacate deu aquele tom maroto que eu preciso um dia provar. E ficou lindo de morrer.

Abalou!

C.

Eli disse...

Apresentação linda, linda!! E com certeza muito saboroso!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Claudia disse...

Oi,

Eu descobri o blog e vocês faz pouco tempo e de tudo o que eu li me lembro bem do nhoque com rabada e agrião. Me marcou. Hoje, procurando uma receita de rabada para uma amiga em Portugal eu achei a receita de vocês, a postagem coma história, a foto inclusive, reproduzida em outro site. Eles dão o crédito, mas reproduzem todo o conteúdo.

De repente vocês já sabem e até autorizaram, mas em todo caso eu estou informando. Este é o site espero que o link chegue inteiro.


http://pt.petitchef.com/receitas/nhoque-de-mandioquinha-com-ragu-de-rabada-e-agriao-fid-155901


Abs,

Cláudia

Leo Gonçalves disse...

Bia Belliard, Glau, Claudia, Dona da Cozinha e Lica, muito obrigado pela visita e pelos elogios. fiquei muito satisfeito com a receita também.



Claudia, o petitchef é um site onde você inscreve o seu site e eles publicam a receita lá, como um feed. Eu tava sabendo, mas obrigado mesmo por avisar. Enquanto colocarem o crédito, tudo bem, heheehe. Valeu o toque.

Anônimo disse...

Belíssimas fotos! E grato pela indicação do restaurante. Está anotado e assim que for, te aviso !

Marcia disse...

Leo, nada de trivial neste prato, obra de grand chef. Estou louca para fazer variações sobre o tema, logo que conseguir algo, vou postar.

Leo Gonçalves disse...

Edu, inclusive fui lá levando minha mãe esses dias. arroz de carneiro incrível.


Marcia, obrigado. Mexa o quanto quiser. atum deve combinar com praticamente tudo, ô peixe bom.

bj e volte sempre.

Leo