terça-feira, 7 de outubro de 2008

Tributo à VINO!

Foram quatro dias inesquecíveis. Minha primeira experiência numa cozinha profissional. Rapidíssima mas bem intensa pra mim. Muitas epifanias, muitas expectativas, muito calor, um corte no dedo e uma certeza. Achei, enfim, o trabalho que eu me vejo executando daqui a 10, 20, 30 anos feliz. Na VINO! Cantina, a caixa de Pandora da minha vida foi aberta para nunca mais fechar. Agradeço a todos os colegas que tiveram paciência de responder as minhas MUITAS perguntas. Foi massa!

Segue o prato do jantar deste domingo que foi em homenagem a essa passagem rápida:

Rendimento:4 pessoas
Dificuldade: hum... diria que trabalhoso por causa do rôti. No mais, nível médio.

Ossobuco ao molho rôti com risoto à milanesa.

Ingedientes

Ossobuco:
8 pedaços de ossobuco
4 folhas de louro
Ramos de tomilho
200 ml de vinho branco
800g Mirepoix (cebola, cenoura, salsão, alho-poró)
2 dentes de alho picados
e 350 g do rôti que tinha sobrado de outro dia

Risoto:
4 xícaras de arroz arbóreo
1 cebola picada bem pequena
250 ml de vinho branco
caldo de frango q.b. *
açafrão q.b.
150 g de queijo parmesão ralado na hora
3 col. de sopa de manteiga sem sal
sal q.b.

Preparo:

Ossobuco
Retire algum excesso de gordura e nervos das carnes e coloque-as para marinar com o mirepoix, o vinho, as ervas e cubra de água. Deixe no mínimo por 40 minutos, mas se puder deixar de um dia pro outro fica ainda melhor. Deixamos apenas o tempo mínimo. Refogue o alho com um pouco de azeite numa panela de pressão e despeje a carne com a marinada. Tampe e cozinhe por aproximadamente uma hora ou até ficar bem macia. Retire as carnes com cuidado porque elas podem se desmanchar de tão cozidas. Reserve. Retire as folhas de louro e um pouco do caldo e bata o mirepoix cozido para formar um caldo grosso que usaremos de base. Numa panela coloque uma proporção de 50% de base e 50% de rôti e deixe reduzir um pouco. O molho deve ficar encorpado. Coloque as carnes, deixe cozinhar por uns 10 minutos e desligue o fogo.

Risoto
Essa receita básica de risoto que sempre fazemos. Refogue a cebola numa panela com um pouco de azeite até ficar transparente. Despeje o arroz e deixe cozinhar um pouco até ele ficar translúcido também. Jogue o vinho e deixe evaporar o álcool. A partir de agora não saia de perto do seu risoto. Vá jogando concha por concha de caldo até que o arroz esteja al dente. Coloque o açafrão e mexa bem. Verifique se está cozido e finaliza com o queijo ralado e a manteiga. Mexa bem e sirva imediatamente.




Eu na VINO! - foto péssima porque foi extraída de um vídeo

* quem quiser a receita do caldo de frango é só pedir.

13 comentários:

Lingualguma disse...

Yes!!!!!!!

Anônimo disse...

arrasou!

Anônimo disse...

Adorei a noite e o prato especial, gracias!

Lua Limaverde disse...

Parabéns, Bia! Muita sorte! ;D

Emanuella Maria disse...

ei bibi que legal!! fico feliz por vc.. :)

disse...

Bia,
Que delicia de blog!!!!
Hoje vou testar uma receita do blog! Vamos ver se vai dar certo!! rs
Parabens!
beijo

Anônimo disse...

que alegria por vc bí. principalmente pela descoberta! significa que ainda resta esperança pra mim! um dia descubro o que vou ser qd crescer! te amo...

Eli disse...

Que delícia esse ossobuco!! Agora quero te dar os parabéns e desejar tudo, tudo de melhor pra ti e você é linda!!

margot disse...

Tão, mas tão feliz por você!
Queria estar aí, pra te dar um abraço e um chêro.
Amo.

Valentina disse...

Bia,sucesso e parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns, gloriosa! Bote quente!

Rê(nata) disse...

Oi Bia!
Parabéns pela receita, parece divina...
Eu quero sim a tua receita de caldo de frango.
Acabei de me casar e meu marido adora minhas invenções de risoto, vive querendo cachar uns amigos prá "mostrar meus dotes" prá eles... rss
Me divirto inventando risotos, mas ainda não sei fazer caldos... na correria acabo usando os prontos e não fica NADA próximo de um caldinho feito em casa.
Minha mãe e a empregada me explicaram, mas ainda não fiz, só comprei o frango... esse teu post veio a calhar!
Super obrigada e boa sorte!
renatatucunduva@terra.com.br

Unknown disse...

Gosto da 'brincadeira', né? :D E deve ter visto, tem horas não tem comanda nenhuma, mas de repente.. todo mundo pede ao mesmo tempo, né? hehehehe :D