quinta-feira, 19 de novembro de 2009

2º Trivial Entre Amigos e a receita do prato principal.

Esse post vai ser um pouco longo como um jantar entre bons amigos deve ser.

Há duas semanas realizamos o Segundo jantar do Cardápio Mediterrâneo do nosso projeto Trivial Entre Amigos. Dessa vez, convidamos alguns amigos da blogosfera, que também escrevem sobre comida. Blogueiros, foodies, gourmets, a verdade é que rolou uma certa tensão de cozinhar para uma galera que a gente mal conhecia e que está acostumado com tudo do bom e do melhor.

E assim foi. Edu Luz e sua mulher, a Dé, o Veio e a Mi, o Leandro e a Rita, o Alessander Guerra e a Cris, além de nosso grande amigo e padrinho de casamento, Cláudio Quinderé, nos deram a honra de cozinhar para eles. E foi maravilhoso.

Tivemos alguns pequenos contratempos no mise en place (tipo uma máquina de sorvete queimada na véspera), mas deu tudo certinho. Eu, a Bia e a Preta nos divertimos bastante.

Seguem algumas fotinhas do jantar e a receita do prato fenomenal que a Bia preparou para esse cardápio.


Mesa posta pra receber amigos.


Nosso salão


As meninas de Juazeiro


Pão com o levain da Mari Hirata. Gigantesco, crocante por fora e macio por dentro.


No couvert, compota de berinjela. Teve também uma geléia de tomate que foi o hit, mas ficamos devendo a foto.


Primavera Caprese - nosso amuse bouche era uma tulipinha feita de tomate sweet grape com mussarela de búfala Bufalina, folhinha de manjericão, um grissini e pó de azeitonas pretas.


Entrada - degustação de tapas espanholas: huevos con patatas, tortilla de abobrinha, mandioquinha e chorizo espanhol e pan tomaca com jamón pata negra.


Ravióli de pêra e brie em sopa mediterrânea com ragu de lagosta e chips de alho-poró.


Tiramisu moderninho da Bia. Com shot de chocolate belga.


Fetit four, bolo banhado com calda de laranja e sementes de romã.


*Quase todas as fotos foram cedidas pela Cris Paz, ótimo presente. A foto do prato principal foi a Dé, esposa do Edu que nos deu.

Ravióli de pêra e brie em sopa mediterrânea com ragu de lagosta e chips de alho-poró.

Massa
150 g de Farinha de Trigo
150 g de Semolina
3 ovos caipiras
Sal Q.b
1 clara de ovo mais 30 ml de água

Recheio
1 pêra Williams
250 g de queijo brie
25g de manteiga
15g de açúcar

Molho
500 ml de caldo de crustáceos (usei apenas camarão)
50 g de amêndoas laminadas sem cascas e levemente torradas
200 g de Molho de tomate caseiro (só 4 tomates sem pele, cebola, alho, 1 folha de louro, uma pitada de açúcar e uma de sal e água – deixa cozinhar por 1h até obter um molho grosso – se necessário ficar colocando água aos poucos)
Sal e pimenta do reino Q.b.

Lagosta
1kg de lagosta (aprox. 5 rabos grandes)
500ml de caldo de crustáceos
60 g Manteiga
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Chips de Alho-poró
2 talos grandes de alho-poró
1 litro de óleo vegetal

Azeite de manjericão
250 ml de azeite
1 maço de manjericão
500 ml de água fervente

Preparo:

Massa:
Prepare a massa. Coloque as farinhas misturadas numa bancada e abra um buraco no meio como um vulcão. Coloque os ovos no centro e o sal e sove bem até obter uma massa lisa e homogênea. Reserve-a envolta num plástico filme e deixe descansar por 1h. Depois abra até mais ou menos a espessura 7 da máquina. Marque os raviólis no formato desejado, passe a mistura de clara com água nas bordas, recheie e feche os raviólis. Cozinhe-os com bastante água e sal somente na hora de servir.

Recheio:
Fatie as peras finamente e corte os pedaços de acordo com o tamanho do seu ravióli. Derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente com o açúcar e “cozinhe” levemente as peras. Corte o queijo do tamanho das peras e coloque nos raviólis um pedaço deste e um pedaço da pêra cozida.

Molho:
Bata o caldo, as amêndoas e o molho de tomate num liquidificador. Deixe reduzir em fogo lento até obter um molho espesso. Acerte os temperos e aqueça na hora de servir.

Lagosta:
Cozinhe as lagostas no caldo fervente por cerce de 3 minutos. Retire-as e espere esfriar. Fatie as lagostas em pedaços pequenos e tempere-as com sal e pimenta do reino. Na hora de servir, derreta a manteiga numa frigideira grande e salteie a lagosta rapidamente, só o suficiente para que ela perca o aspecto translúcido e fique totalmente opaca. Sirva imediatamente.

Chips:
Esse pode ser feito com antecedência porque não precisa ir quente ao prato. Corte os talos em pedaços de 5-7 cm e corte na metade no sentido do comprimento. Fatie em julienne asiática (ou seja, BEM fininho) e frite em imersão em óleo não muito quente. O alho-poró deve ficar levemente dourado. Seque-o em papel-toalha.

Azeite:
Coloque as folhas de manjericão numa panela de água fervente por 1 minuto. Escorra as folhas e seque-as bem. Bata no liquidificador o manjericão com o azeite e pronto.

Montagem:
Sirva o molho quente no fundo de um prato. Disponha os raviólis por cima do molho fazendo um círculo. Coloque as lagostas no centro no prato, os chips em cima procurando dar uma certa altura. Regue com um fio de azeite de manjericão e sirva imediatamente.

*seguem as impressões do Edu sobre o jantar.

17 comentários:

Alessander Guerra disse...

Foi uma delícia conhecer o espaço de vocês e participar desse projeto que deve seguir em frente com força total.

abraço
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Anacreon de Téos disse...

Muito bacana e apetitoso. Só ficou uma coisa esquisita na receita do ravióli. No título diz que é de pera e brie, mas na receita o queijo indicado é o camembert.
E agora?
Luiz Augusto
http://anacreonteos.blogspot.com/

Leo Gonçalves disse...

Alessander, prazer foi receber vocês. E obrigado a você e à Cris pelas fotos.


Luiz Augusto, obrigado pelo toque, já corrigimos. É que na primeira vez, fizemos com camembert e depois decidimos ficar com a versão que leva brie.

vania disse...

Poooooor favor onde comprar o po de azeitonas?

Bia disse...

Vânia
o pó de azeitonas nós fazemos picando ela bem finamente e colocando no forno na temperatura mais baixa possível. Quando estiver sequinha, aí pica mais até virar um pó. :-)

Laura Cogo disse...

Oi gente querida!

Provei este cardápio e virei fã do casal! Estamos, eu e Fabiano, aguardando o próximo convite do tão novo e exclusivo espaço gastronômico de SP!

Bia, me manda teu e-mail para eu enviar o convite do chá da Liz!!!

O meu é laurameirellescogo@yahoo.com.br.

Beijo nos dois!!!

Laura Cogo disse...

Bia, já agenda: o chá vai ser no sábado que vem, 28 de novembro às 18h aqui em casa.

deubia. disse...

nova campanha: EU QUERO TRIVIAL ENTRE AMIGOS EM FORTALEZA!!!!!!!

vania disse...

Bia
Sou dentista ,trabalho 12hs por dia e pra piorar não entendo naaaaada de cozinha,apesar de gostar muito.Então me ajude nesse pó...a que temperatura é esse forno ,por quanto tempo e pica tudo na mão antes e depois?

Bia disse...

Laura--->gataaa, preciso de achar no orkut. Quero mesmo ir no chá da Liz. Vou combinar de ir com a Babi, Te mando um email pra vc me mandar a listinha de presentes. :-)

Deubexxx---> estamos analisando isso com todo carinho e acho que vai rolar!

Vânia --->tomara que eu possa ajudar, porque na verdade fizemos meio de olho. Mas olha... se vc colocar o forno a 180 graus ou o mais baixo que o seu forno chegar, deixa uma brechinha de abertura nesse forno na porta, aí vc deve conseguir aí uns 150 graus mais ou menos... (imagino!) aí vc compra azeitona sem caroço e pica ela o mais finamente possível... vc vai ver que ela ainda vai ficar ou meio caroçudinha ou quase uma pasta, nenhum dos dois resultados é o ideal mas dá pra começar. Aí coloca no forno... aí vai vendo, deixa 10 min... se ainda estiver muito úmida, mais 10... vai vendo. Quando estiver sequinha, retira e pica de novo. Se no meio ainda estiver úmida, volta um pouco mais pro forno. E assim vai até ficar bem fininho e sequinho.

ufa! Espero que tenha sido mais específica dessa vez

vania disse...

Bia
Muuuuuuuuuito obrigada...vou tentar.

Leo Gonçalves disse...

Ps: Vania,é bom também enxugar a "pasta de azeitonas" com papel toalha e colocar no forno em cima de uma travessa com umas 2 folhas de papel toalha secas. A idéia é sempre ir eliminando a umidade. quando estiver bem fina e bem seca, também envolver em outro papel toalha e apertar bem, para guardar. isso garante que vai estar sempre mais sequinha.

Eduardo Luz disse...

Leo, você acredita que após passar o feriado num spa, só agora vi este post?
Antes tarde do que nunca!
Foi o maior prazer estar aí na casa dos Trivais(mas nem Tanto) e degustar este menu.
O post ficou muito bom assim como foi a nossa noite e espero que vocês resolvam chamar todo mundo novamente pra darmos uma segunda opinião! rsrs
E vamos sudbrackear na semana que vem, certo?
Abs.

Leo Gonçalves disse...

Edu, claro que vamos sudbrackear. marcadíssimo. e valeu por vir provar nossa comida e nos dar o prazer das suas companhias.

Anônimo disse...

Leo e Bia

Agradeço a atenção de vcs.Ganharam uma fãzaça.

Mesa pra 1 disse...

Nem vou agradecer novamente pra não ficar chato!!!!

Ah... e lá pela sexta ou sábado tem Trivial ou Nem Tanto no Mesa pra 1!!!

Abraços

margot disse...

Exiquisito!!!
Besos