terça-feira, 1 de abril de 2008

Trivial Yakissoba de Frango.

Uma teoria que eu tenho é que cozinhar é contagioso. Quando eu nem sonhava em fazer mais que ovo frito ou cozido na cozinha, já tinha um amigo que cozinhava bastante. Caio, grande amigo, irmão e fiel companheiro de rodas de violão, ainda adolescente já usava as lições da sua mãe, Dona Márcia, e botava pra quebrar no fogão. Lembro-me bem numa viagem com a família dele em que sua vó me ensinou a fazer pão. Foram muitas oportunidades perdidas de aprender a cozinhar, confesso. Só muitos anos mais tarde eu aprendi, na marra, a fazer um ou outro prato. E o primeiro prato que eu realmente fiz em casa, acho que aos 20, foi este Yakissoba. Não é exatamente o tradicional, mas sim um yakissoba à moda, prático, digno de universitário em fim de semana, com os pais viajando. E o mais engraçado, é que desde que fiz pela primeira vez, vira e mexe eu repito a receita e fico feliz com o resultado.


Dificuldade: -1
Rendimento: 4 porções

Ingredientes
400g de filé de peito de frango
2 pacotes de miojo
1 cebola grande
1 cenoura
1 pimentão verde
1 dente de alho picado
Shoyu
Pimenta do reino

Miojo
No começo, a Bia não entendia porque eu usava miojo. Ora, porque foi assim que eu fiz pela primeira vez e o gosto fica ótimo. Acho mais digno que usar macarrão comum e prefiro o miojo ao soba tradicional. É só colocar por alguns minutos em água fervente e está pronto. Escorra.

Legumes
Corte a cebola em 4 ou 8 partes, como se fossem gomos de uma tangerina. Os pimentões (você também pode adicionar vermelho e amarelo, se quiser) e a cenoura, corte em tirinhas. Eu costumo colocar estes dois últimos no microondas por uns 40 segundos antes de fritar, para que cozinhem um pouco. Agora é só refogar a cebola com manteiga, acrescentar os pimentões e a cenoura em tirinhas e jogar um pouco de shoyou. Retirar da panela. Ah, eu costumo jogar sobre os legumes, antes do shoyu, o temperinho do miojo.

Frango
Corte frango em cubinhos e tempere com o alho picado e pimenta do reino. Esqueça o sal...o shoyu dá conta. Em uma vasilha, jogue o frango com um pouco de shoyu e deixe descansar por uns 20 minutos. Adicione um pouco de óleo à panela “suja” dos legumes e frite o frango.

Agora é só juntar os legumes ao frango, jogar o macarrão por cima e mexer bastante. Se quiser, jogue um pouquinho mais de shoyu, mas cuidado para não salgar demais.

Ps1: Hoje continuo a perceber o quanto cozinhar contagia. Desde que montamos o blog, as discussões em mesas de bar, com os amigos que curtem cozinhar, são constantes. Alexandre, Adailma, David, Fabiano e Carô bem o sabem. Cada vez mais nos empolgamos com o fogão. E fico feliz com o fato de discutirmos esta afinidade sempre que podemos.

Ps2: Não poderia faltar a minha homenagem ao cara que mais me incentivou a cozinhar, meu grande amigo e cumpadre Alex. Não porque ele tenha sido o primeiro de sua turma na Le Cordon Bleu. Não porque tenha escrito 4 ou 5 livros de alta gastronomia (em inglês e francês, como ele vai jurar ser verdade). A grande verdade é que Alex não sabe fazer nem ovo frito. E eu sinto uma enorme vontade de que ele contraia a nossa doença. Alex, esta receita é MUITO simples, pra ver se você cria coragem. Eu diria que é Nível 2. Nível 1 seria fazer gelo, hahahahaha.

8 comentários:

laila radice disse...

caramba q facinho...só q o meu por favor com soba...já viu uns sobas q vem vem pre cozidos...uma delicia!!!

adorei a homenagem ao alex...comica...e o nivel 1 de gelo...ahhaha

bjs

Luciana Macêdo disse...

É um prato muito prático e que agrada bastante. Nunca fiz de frango, só de carne (está no blog) mas vou me animar e experimentar para variar.
Bjs!

Eli disse...

Adoro esse prato, e concordo contigo que cozinhar é contagioso. A foto ficou linda demais!

Anônimo disse...

ele tá fazendo um sanduiche de queijo ótimo!!!! rs
saudades de vocês!
e é MUITA!!!

Marizé disse...

Esse é de facto um prato, fácil, prático, rápido e delicioso. Se este fosse o primeiro prato que qualquer pessoa fizesse, haveria muito mais gente a cozinhar.
Costumo fazer com bife de peru e com os legumoes que tenho disponiveis e junto gengibre.
Gostei de vir aqui e voltarei sem duvida.

Bjs

Anônimo disse...

esqueci de dizer que esse negócio de falar e "tentar" se arriscar na cozinha pega mesmo: EU comprei um LIVRO DE CULINÁRIA! Pasmem! rs

P.S. Foi o do Pedro Asbeg que vcs falaram aqui no blog...

GreyScale disse...

Cozinhar é mesmo contagioso! E viciante!Este prato parece uma excelente refeição..bom aspecto!

Marina Roseghini disse...

Menina, Parabéns!!
Seu Blog é fascinante, suas fotos são invejáveis uma vez que a apresentção dos pratos - que, diga-se de passagem, são lindas! - e as recitas, além de muito bem explicadas, muito criativas, algumas fáceis, outras nem tanto - o que é um desafio!!
Como vc consegue tudo isso?rsrsrs
Parabéns. Acabei de conhecer o seu Blog, e já virei fã!!!
Bjs