sexta-feira, 4 de abril de 2008
Filé de cambucu sobre purê de couve-flor e coroa verde.
Acho que de todos, esse foi o prato principal mais leve que já fiz. Um peixe de filé não muito alto, porém muito gostoso. Pode ser preparado também com robalo, com badejo, ou qualquer peixe branco de sua preferência. Se eu soubesse, teria feito de robalo, como sugerido no Rei da Semana. Mas não ia adiantar, ouvi dizer que a Laila já arrastou, merecidamente.
Ah, ia esquecendo de dizer. É bem fácil de fazer.
Dificuldade: fácil
Rendimento: 3 porções.
Ingredientes
3 filés de cambucu
Brotos de alfafa
1 couve-flor grande
1 litro de leite
150 ml de creme de leite fresco
Sal
Pimenta do reino branca e preta
1 limão siciliano
Shoyu
Peixe
Lave bem o peixe, seque e tempere com pimenta do reino branca, sal e um pouco do suco de limão. Deixe descansar por uns 5 minutinhos e leve a uma frigideira com um fio de azeite. Deixe dourar bem dos dois lados. Se o filé de peixe for muito alto, você pode colocar uns 10 minutos no forno pré-aquecido para terminar o cozimento interno.
Couve-flor
Retire as folhas da couve flor, pique grosseiramente e coloque para ferver em um litro de leite com sal. Lembre-se de vigiar o leite, ou mexer de vez em quando, para que não derrame. Quando a couve-flor estiver bem macia, leve a um processador, com um pouquinho do leite do cozimento (bem pouco). Bata tudo até ficar uma mistura homogênea. Numa panela, misture a massa batida com o creme de leite e deixe ferver um pouco, mexendo sempre. Se quiser, coloque um pouco de manteiga gelada para dar mais consistência. Corrija o sal e coloque um pouco pimenta do reino.
Brotos de alfafa
Lavar, temperar com pimenta do reino, limão e um pouco de shoyu.
Com uma concha, coloque o purê no centro do prato. Ele vai espalhar e ficar redondo - confesso que eu podia ter colocado um pouco menos, assim teria ficado com uma apresentação melhor. Colocar o filé cuidadosamente sobre o purê e, sobre ele, os brotos de alfafa. Jogue um pouco de shoyu em volta do purê. Eu coloquei uns palitinhos de gengibre cristalizado para completar a decoração do prato, mas é pura frescura.
Aproveite, fica uma delícia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Rico Menu!
Bem bom, mas...
Bom fim-de-semana.
Bela apresentação! Gostei do peixinho acomodado no purê...
Beijinhos,
Fiquei fascinada com a apresentação e composição desse prato.
Bj e bom fim de semana
q pratão bonito! parece derestaurante...mto chicoso!!!e não vem não q minhas brochetes não cehagm ao pés desse cambucu...aliás nunc acomi cambucu...é de mar tbm?
tenta participar q ainda dá tempo!!!!
bjs
mas mto obrigada pleas palavras gentis!!bjs
A apresentação está supimpa. Amo purê de couve-flor.....está sempre na minha mesa.
Divino com um peixinho.
Bjcas.
Amei tua receita. Nunca fiz pure de couve flor. agora tenho uma receita.
beijinhos
que prato lindo!
o peixe não conheço, mas imagino que possa ser feito com outro tipo.
e o puré de couve flor vai ser feito por aqui rapidinho!
que boa ideia!
Postar um comentário