sábado, 23 de janeiro de 2010

Trivial Entre Amigos de Verão - Especial Fortaleza

Acho que este é o post mais longo do blog. Por isso mesmo estamos colocando primeiro as fotos, pra você que só gosta de ler as figurinhas. heheh.

Depois vêm os textos sobre uma das noites mais emocionantes pra gente. Cozinhar "em casa" é a melhor coisa do mundo, mesmo que não seja dentro da nossa moradia.

Este é um relato feliz de um jantar feito com amor para 26 bons amigos. Aproveite .




Convite/Cardápio



Mesa pra 26


Amigos por todos os lados


Amigos por todos os lados



Amuse Bouche: bolinho de batata e gruyére com redução de melaço de cana. Deu nem tempo de tirar a foto.

Entrada: Lagosta gratinada em vinagrete de tamarindo e aioli.


Ou: Salada de folhas com figos secos e gorgozola.


Principal: Sirigado em cama de queijo coalho e bananas caramelizadas.


Ou: Risoto de pato defumado com calda de laranja.


Mil folhas Alencarinas: biscoito de rapadura, creme de capim santo, caramelo e granité de água de coco.


Brigada feliz e cansada: Leo, Bia, Henrique "Amy". À esquerda, a querida amiga-irmã Mariana

Teve ainda os mini-bolos-de-rolo, lindos e delicados, que a Bia fez, pra acompanhar nosso café coado gourmet, aromatizado com amêndoas...melhor, impossível.


O Jantar: Por Leo

Quando a gente confirmou que ia passar o fim de ano em Fortaleza, a primeira coisa que os amigos disseram foi: tem que rolar um Trivial Entre Amigos aqui.

Ficamos um bom tempo pensando a respeito. Não que a gente não quisesse cozinhar para nossos queridos amigos. É que, como são muitos, tínhamos que achar a melhor forma de fazer. Lugar, quantidade de convidados e o cardápio.

Bom, um amigo sugeriu o Bar do Arlindo, um dos nossos lugares preferidos de Fortaleza. Um botecão sem frescura, que a gente adora. Seria num domingo, aberto só para os nossos 26 convidados. E acreditem, as vagas foram disputadas às tapas. O lugar e as pessoas eram os mais queridos possíveis, então tínhamos os ingredientes perfeitos para um de nosso jantares. É semre muito bom cozinhar “em casa” mesmo sem estar na nossa casa. Com umas velinhas e umas toalhas sobre as mesas de plástico, transformamos nosso boteco em um pequeno bistro, mesmo que por uma noite.

O cardápio: ah, o mar. Sempre brincamos que o Ceará está à beira do “mediterrâneo” (nada contra o nosso querido Atlântico, é só uma referência às possiblidades que aprendemos com nossos amigos europeus) e, graças a Deus, ladeados pelo sertão. Êta lugarzinho pra nos dar ainda mais possibilidades. Terra e mar. Lagosta e tamarindo, peixe e castanha, melaço de cana, capim santo, rapadura…

Não sei se você percebeu, mas dissemos lá em cima: 26 convidados. Imagine servir couvert, amuse bouche, entrada, prato principal e sobremesa para 26 pessoas com uma brigada de 3 pessoas. Se não fosse o grande Marcelo, garcon do Bar e os queridos Amintas e Cláudia, que apareceram pra ajudar a servir, teríamos ficado ainda mais perdidos.

Mesmo asssim, com apenas 6 bocas de um fogão industrial e uma salamandra (isso, o bar não tem forno, porque não precisa), servimos as 26 pessoas sem grandes problemas. Lembramos da querida Chef Roberta Sudbrack, tamanha a falta de tecnologia à disposição e o empenho necessário a superar esse pequeno detalhe. Aliás, como ela tanto nos inspira, tinha um pouquinho dela conosco, na receita da sobremesa.

Foi uma noite emocionante, perfeita, que queremos repetir o mais rápido possível.

Ps: conceitualmente, o jantar era 100% cearense. Começou e terminou com rapadura. E o Peixe tinha em baixo 3 "toras", queijo e banana, como uma jangada indo para o mar.


O Jantar: Por Bia

*** diretamente de Fortaleza.

Todas as vezes que o avião vai pousando no Pinto Martins eu viro para o Davi e digo:
- Chegamos em casa filho. Em Fortaleza.
São Paulo é a nossa morada há dois aos e meio. E é sem dúvida uma cidade fascinante, mas gosto de pensar nela mais como um pouso. A minha casa simbólica, mítica, com família, esquinas que eu conheço desde pequena, lembranças da escola, da faculdade, das festas, das viradas de ano, dos natais, do nascimento do Davi... está tudo aqui. No meio do calor, dos amigos, dos pais, dos irmãos, vamos “sacando” essas memórias e junto com elas, muitos sorrisos (ou risadas sem fim). Estar aqui é estar leve, suada e feliz!
Depois que eu larguei a profissão de produtora e virei cozinheira, nunca mais havia trabalhado na minha cidade. Um jantarzinho aqui, um tira-gosto ali, só de curtição e nunca trabalho. Fico achando que precisamos fechar ciclos para começar outros. Como diria Rachel de Queiroz em Dora, Doralina, “e a cobra mordeu o rabo e eu voltei pra Soledade”. Ou seja, simbolicamente trabalhar (no caso, cozinhar) para “os nossos” seria um fechamento de ciclo, a abertura de um outro, a cobra mordendo o rabo.
Resolvemos então realizar um jantar em Fortaleza para os amigos mais chegados. Alguns deles. Porque infelizmente para atender todos os amigos mais chegados precisaríamos de umas três edições do Trivial Entre Amigos de Verão (para 26 pessoas).
Foi uma noite de domingo estrelada. O lugar era perfeito. Tínhamos até garçom (nosso fiel amigo de outros carnavais, Marcelo). Todos pontuais. Os pratos iam saindo de maneira macia. Reposições de couvert até que todos estivesem no seu cantinho. Da cozinha ouvíamos o burburinho, as gargalhadas. De vez em quando corríamos nos salão para ouvir a piada. Cada vez que íamos ao salão, os rostos pareciam mais satisfeitos. Não só pela comida, pela restauração.... mas felizes por nós. Porque estávamos conseguindo realizar nossos sonhos, e eles estavam vendo, sentindo e provando esse sonho junto conosco naquela noite.
Deu tudo certo. Lindamente certo. Tudo encontrou o seu lugar naquela noite. A cobra mordeu o rabo e eu não me vejo mais longe de Fortaleza... pelo menos no pensamento, por enquanto.


Alguns números:
12 reposições de couvert
4 itens de couvert, fora os pães
26 bolinhos de batata com gruyére (uns a mais porque a gente também é filho de Deus)
21 pratos de lagosta assada com vinagrete de tamarindo, aioli e salada
5 saladas de figos com vinagrete de mel
8 risotos de pato defumado com molho de laranja
1 risoto de cogumelos com escalope de filé
17 peixes com crosta de panko e cama de banana e queijo coalho
26 sobremesas (mil-folhas alencarino com creme de confeiteiro de capim-santo)
Muitos mini-bolinhos de rolo.
30 pessoas muito felizes (contando com os quatro do serviço)



Agradecimentos especiais:

- Luiz e Sônia, que gentilmente cederam o espaço e a cozinha do bar para a gente realizar o jantar. E aceitaram ser nossos convidados, para provar nossa comida.

- Ao Chef Valdir do restaurante Tilápia, que nos passou o contato do Rogério, fornecedor de peixes, que nos vendeu pelo mesmo preço que faz para o restaurante. Box do Aldenor -25 e 26 – no Mercado de peixes do Mucuripe.

- Henrique “Amy Winehouse”, grande cozinheiro e amigo de faculdade da Bia que, na ausência da Preta, nos ajudou muitíssimo nesse jantar. Valeu Amy.

- Aos amigos que enviaram suas fotos para este post.

14 comentários:

Túlio Pinheiro disse...

inveeeeeeeeeeeeja

Anônimo disse...

Emocionante! Mais uma vez parabéns! Continuo sonhando com o meu jantar aí...

Beijos!
Roberta Sudbrack

Claudia disse...

Leo e Bia,

Parabéns pelo sucesso da noite. Entendo totalmente a emoção de vocês, é uma coisa forte e simbólica estar em casa... Sou louca pela cidade de vocês, Fortaleza me emociona e quem sabe um dia o Trivial não arranja um endereço definitivo nessa cidade tão querida.

C.

Luiz Felipe Silva disse...

Incrivel!

Incrivel como voces têm o dom pra isso.. adimiro demais voces! Parabens!!

E voltem pra SP!


Lula

Vanessa disse...

saudade de todos e de tudo.....

adorei o fiel escudeiro!

orgulho! muito orgulho!

muito amor pros três.

Beijo

Vanessa

margot disse...

Li e me acabei de chorar. Segundo o Saulo, vantagem nenhuma porque eu choro por tudo. Foi lindo demais! Que venham as edições de outono, inverno e primavera. Amo muito.

deubia disse...

concordo com a mari!
quero TODAS as edições que temos direito!
obrigada por tudo, gente! foi maravilhoso!!!

Mesapra1 disse...

Fico honrado de ter participado de um dos primeiros aqui em Sampa...

Muito sucesso aos dois!

Ah, Bia... o Leo tá insuportável sem vc.... volta logooooo!!!

kakakakakaakak

Francisco disse...

É não fui convidado nem para disputar o convite`as tapas. Mas quem sabe num jantar para 200 pessoas eu Chico seja convidado para disputar o convite às tapas.Mas a vida continua.
Chico-Fortaleza

Eduardo Luz disse...

É, Leo e Bia, deste jeito vocês terão que vender franquias do TeA, já que a coisa está tomando outra dimensão.
E quero fazer um protesto: no nosso jantar não tínhamos tantos "ou" no cardápio como neste de Fortaleza!! rsrs
Parabéns, vocês merecem e ao mesmo tempo nos deixam numa encruzilhada: torcer pra quese estabeleçam em dois lugares ao mesmo tempo. Aí e aqui!!

Beijão pra vocês.

Manu disse...

Ohh bibi me emocionei com suas palavras, acho que me sinto como vc, Fortaleza é a minha casa.
Que saudade!!

O jantar foi sensacional e até o gringo comenta até hoje. Temos que repitir mais vezes, só que dessa vez com vc do lado tomando um vinhozinho, ou uma cervejinha , regada a muita risada..

te amo baby

p.s.: E claro, um abraço no leo e no davi

DEIZI disse...

Leo e Bia! Parabéns!
acompanho voces no blog e no twitter! e sei o quanto são esforçados! O jantar realmente deve ter sido um sucesso como todos os outros!

Marcia Rosa disse...

Leo e Bia, tbém estive em Fortaleza e Jeri no final de ano e amei tudo!
Agora, o dia que quiserem fazer uma reuniãozinha destas em Sampa é só falar...com um cardápio caprichado destes, a cozinha e o salão do meu restaurante fica a disposição, rsrssrs

Denisa Baltazar disse...

Uau! Seria muito agradável fazer parte desta farta e bela mesa!