terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sobrecoxa de frango ao meunière “gambiarra” com purê de batata

Almocinho simples com o que tinha na geladeira. Em dias de correria pode ser uma ótima opção. O Leo gostou (ou tava com muita fome =) ).

Sobrecoxa de frango ao meunière “gambiarra” com purê de batata

Serve duas pessoas

Ingredientes:

2 batatas
½ xíc. de creme de leite fresco
um punhado de queijo ralado
sal e pimenta do reino moída na hora q.b.
2 sobrecoxas de frango
2 col. de sopa de azeite
4 col. de sopa de manteiga
Tomilho e alecrim q.b.
Meio limão cravo pequeno
1 dente de alho picadinho

Preparo:

Descasque e coloque as batatas para cozinhar com água e sal. Quando estiverem completamente cozidas, amasse-as até virarem um purê (eu prefiro meio rústico, mas caso queira mais fininho, passe por uma peneira). Finalize o purê com metade da manteiga, o queijo ralado e o creme de leite. Acerte o sal e reserve. Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta do reino. Aqueça o azeite numa frigideira antiaderente e sele as sobrecoxas até ficarem douradas por todos os lados. Termine a cocção com uns 10 minutinhos em forno médio. Enquanto isso prepare o molho. Pique o alho, o alecrim e o tomilho pequenininhos. Derreta a outra metade da manteiga na mesma frigideira em que o frango foi selado, frite levemente o alho, agregue as ervas e esprema o limão coando as sementes. Acerte o sal e a pimenta. Aqueça, o purê, sirva com as sobrecoxas e regue-as com o molho de manteiga.

5 comentários:

Luciana B. disse...

Eu tambem gostei, embora nao tenha experimentado ;-) Simples, mas as ervas dao uma untuosidade e complexidade e so isto ja e suficiente para deixar a sobrecoxa chique e saborosa. Bjs!

Cláudia disse...

Nas mãos de uma chef, qualquer franguinho que se tem na geladeira vira um manjar dos deuses, tá aí a prova, ia muito bem este almocinho "simples" hoje!

bjocas

Sarah disse...

Biiaa adorei a "gambiarra"..foi o prato de hj. Eu tmb tenho um Leo Gonçalves em casa que gostou do "meu" trabalho hahaha, até ficou surpreso pq só acerto os pratos na 3ª vez. Pena que não tinha o limão cravo, mas usei um outro limão que tem aqui na regiao amazonica que nem o nome não sei!! Sucesso a vcs!!!
Bjo vizinha

Eduardo Luz disse...

Hei, tem de tudo por aqui: RW (foram aonde?), gambiarra ( achei bem legal), "haute"cozinha em pleno almoço e pra variar fotos lindas.
Deste jeito vai ser difícil escolher o menu do IB.
Abs.

Pedro Botelho disse...

Léo e Bia,
demorei para cair na panela e já cheguei agitando , vamos divulgar a campanha abaixo capitaneada pela Chef Roberta Sudbrack
abraços de um portugues /cearense perdido na Tailandia ...kkl
abraços
Pedro Rui (amigo do kiko)

Salvem a flor de sal!
A flor de sal é um produto maravilhoso, uma pérola da natureza. Todo mundo sabe que eu sou fascinada pelas pérolas da natureza, por isso, há alguns anos atrás quando não se encontrava a flor de sal por aqui, eu trazia um estoque anual toda vez que viajava. Esse ano estive na França e pensei: “Não, não vou levar. Não precisa, agora somos um país desenvolvido, já temos acesso a esse tipo de ingrediente.” E não trouxe.

Se alguém quiser saber qual é o meu nível de arrependimento basta me seguir no twitter: www.twitter.com.br/RobertaSudbrack. Estou fazendo até campanha: Salvem a flor de sal! Daqui a pouco vou ficar conhecida como a Chef das campanhas… Salvem o Mangarito! Salvem os quiabos! Salvem os maxixes! Enfim, a verdade é que o nível de arrependimento é enorme porque acabei de saber pelo meu fornecedor que não poderei mais comprar a flor de sal no Brasil!

O porquê desse retrocesso? Uma lei de 1974 que determina que todo o sal consumido no Brasil receba uma quantidade a mais de iodo. Ora, adicionar iodo à flor de sal, um produto absolutamente natural e por isso mesmo sensacional, é que os franceses não vão! E nem devem!

Vivamos nós sem a flor de sal e na onda do retrocesso… Ou, gritemos todos: Salvem a Flor de Sal!

Até!
Roberta Sudbrack