quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Restaurant Week dentro e fora de casa.

Calma, a gente não abriu um restaurante. Mas não custa nada a gente tentar acompanhar o movimento e criar uns cardápios caseiros interessantes.

Pra quem não sabe, durante essa e a próxima semana (até dia 13/09), São Paulo participa de um grande evento, o Restaurant Week. É quando os melhores restaurantes da cidade fazem menus a preços fixos (R$ 27,50 no almoço e R$ 39 no jantar, + 1 real para doação para a Fundação Ação Criança). Esse ano são mais de 200 casas participantes. Pra quem quiser saber mais: www.restaurantweek.com.br

Nós avaliamos como uma ótima oportunidade para conhecer aqueles restaurantes mais caros, que provavelmente você só iria quando estivesse mais folgado de grana, ou em ocasiões especiais.

A única crítica é: alguns restaurantes, nas primeiras edições, começaram fazendo pratos do cardápio diário a preços “promocionais”, para que os clientes provassem a comida e um dia voltassem, mesmo pagando mais caro. Hoje, a maioria (sem desmerecer o talento dos chefs) cria menus “baratos” para acompanhar os preços, o que acaba não condizendo com o dia-a-dia do restaurante. Escolha os que se mantêm mais “puros” à proposta e, se algum tem o mesmo cardápio no almoço e no jantar, vá no almoço, que sobra algum dinheiro pra visitar outra casa. Estamos nos programando para ir à AK Delicatessen, ao Marcel, ao Amici (prestigiar nossa amiga Val Garcias) e mais um ou outro a definir.

Mas se você está sem tempo e quer experimentar uma comidinha rápida em bem feita em casa, olha só essa receitinha que a gente preparou hoje no almoço. Não faz feio e também pesa pouco no bolso. (Eu, Leo, adoro cozinhar na hora do almoço. Descanso dessa vida de publicitário e viro cozinheiro por duas horinhas, ou vinte minutos, que seja.)


Medalhões de filé mignon com redução de vinho tinto e salada com frutas secas.





Para 2 pessoas
Fácil
Pronto em 20 minutos


4 medalhões de file migon
300 ml de vinho tinto
Alface Americana
6 damascos cristalizados
Rúcula
Vinagre de vinto tinto
Azeite
Manteiga
Sal
Pimenta moída na hora

Tempere os filés dos dois lados com sal e pimenta do reino. Aqueça bem uma frigideira e derreta uma colher de sopa rasa de manteiga com um fio de azeite. Doure os filés dos dois lado por aproximadamente 2 minutos para mal passado/ao ponto, ou deixe um pouco mais de tempo para bem passado.

Retire os filés e mantenha aquecidos. Escorra o excesso de gordura da frigideira e jogue o vinto tinto, raspando aquelas manchas que grudaram no fundo (isso chama-se deglaçar ou deglacear) e que são cheias de sabores. Deixe o vinho reduzir até menos da metade.

Lave bem as folhas, tempere com vinagre, sal, azeite e misture com os damascos em cubinhos. Coloque no prato, finalize com um pouco mais de sal (de preferência a PROIBIDA??? flor de sal). Regue os filés com o molho e bom apetite.

2 comentários:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog => Receitas

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo


Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Veio disse...

E aê Leo...

Fui em alguns participantes do SPRW... tô colocando as resenhas no Mesapra1...


abraos fraternos