quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Brioches do Technicolor Kitchen


Adoro fazer pães. Vivo atrás de receitas novas pra fazer aqui em casa. Sempre perto do final de semana que é pra quando bater aquela fominha, lançar mão daquele pãozinho caseiro e não ter trabalho nenhum. Brioche é definitivamente um dos meus pães favoritos "ever". Já testei algumas poucas receitas, mas essa da Patrícia do blog Technicolor Kitchen é a melhor de todas até então. O pãozinho fica macio e encorpado ao mesmo tempo. Uma delícia. Já fiz duas vezes, na primeira coloquei numa forma de bolo inglês e como ele é muito fofo e cresce MUITO ficou meio difícil de cortar sem despedaçar. Na segunda, fiz as bolinhas e coloquei numa assadeira. Renderam 12 pãezinhos grandinhos, um pouco menores que um de hamburguer. Receita recomendadíssima. Ahh... a receita dela leva raspas de laranja mas eu não coloquei porque queria um pãozinho simples.

Brioches

250ml de leite morno
20g de fermento biológico fresco
500g de farinha de trigo
75g de açúcar
1 pitada de sal
1 ovo
75g de manteiga, derretida e fria
manteiga derretida para pincelar os brioches - cerca de 1 colher (sopa) (passei gema de ovo e polvilhei sementes de papoula)

Preparo:
Peneire a farinha em uma tigela grande e faça uma cova no meio. Despeje o leite, adicione o fermento esfarelado e uma colher (chá) de açúcar. Misture um pouco com uma colher, umas duas ou três vezes, mas deixe ainda pedaçudinho. Cubra com um pano e deixe fermentar por 15 minutos. Eu coloquei dentro do microondas pra ficar mais abafadinho. A mistura fica cheia de bolhinhas. Junte os ingredientes restantes (a farinha da tigela, o açúcar, as raspas de laranja, o sal, o ovo e a manteiga) e misture bem, até a bola de massa se desgrudar da tigela. Se necessário, coloque mais um pouco de farinha. Eu pus um pocuo mais sem medir. Mas observei o conselho da Pat de não colocar muita para o pão não ficar duro.Cubra e deixe crescer novamente, desta vez por 45 minutos. A massa quase dobra de volume. Misture novamente e coloque a massa numa superfície enfarinhada. Corte pedaços iguais e faça as bolinhas. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Pincele a manteiga (eu passei as gemas e polvilhei sementes de papoula) e leve ao forno pré-aquecido até dourarem.

6 comentários:

Anônimo disse...

Já dizia meu irmão, pão é bão.

Laurinha disse...

E ficaram lindos!
Adoro separar os pa~ezinhos depois de assados, fica uma graça!
Beijinhos

Cris disse...

Realmente, são lindos!!! Fiquei morrendo de vontade de experimentar... aqui com meu café da manhã! Bjs

Patricia Scarpin disse...

Bia, amei a forma como você modelou os pãezinhos - está lindo!

Beatriz Belliard disse...

Lindo brioche, receita da Pat com certeza é otima !! bjs

Valentina disse...

Bia, tambem amo brioches e embora nao conheça as outras receitas que fizestes conheço esta do Delicious Days - de onde a Pat se inspirou, e ela é realmente a minha receita favorita. Amei como modelastes estes.