segunda-feira, 11 de maio de 2009

Tilápia com purê de batata roxa


Foi lá na Braverie, através do Chef Marcelo Ozi, que me foi apresentada a “belezura” e o sabor da batata roxa. Ela é simplesmente uma batata-doce, mas tem uma cor INCRIVEL!! Dá outro astral para um prato simples como esse. Mesmo aqui em São Paulo ela não é tão fácil de achar. Encontramos com freqüência naquele mercado mais simples de horti-fruti da rua da Cantareira, em frente ao Mercadão. Segue a receita.

Tilápia com purê de batata roxa

Ingredientes:

2 batatas roxas (pode substituir por batata doce normal, só não vai ter o lance da cor diferente no prato, mas o sabor é praticamente o mesmo)
¼ de xícara de manteiga
2 col. De sopa de melaço de cana (ou mel)
Suco de meio limão siciliano
1 xic. de shoyu
½ xícara de azeite
1 col. de chá de açúcar
Sal q.b.
Pimenta do reino q.b.
Gengibre em pó q.b.
100g de cogumelo paris
1/2 xic. de castanhas de caju
salsinha picada q.b.
manteiga q.b.
2 filés de tilápia com pele (mas já fiz com anchova e ficou bom)

Preparo;

Purê:
Cozinhe as batatas com casca até ficarem macias. Escorra, esprema e passe por uma paneira para ficar tem pedacinhos. Coloque a manteiga e acerte os temperos (sal e pimenta). Pouco antes de servir, coloque o purê no liquidificador, ligue e vá despejando o azeite em fio. O Purê vai emulsionar e ficar com uma textura mais leve e aerada.
Molho:
Para o molho coloque num panela pequena o melaço, o limão, o shoyu, o açúcar e o gengibre em pó e deixe reduzir até que as bolhas de fervura fiquem um pouco lentas.
Peixe:
Tempere o peixe com sal e pimenta do reino. Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e sele o peixe começando pelo lado da pele. Deixe tempo suficiente para que a pele fique bem crocante. Depois vire.
Cogumelos:
Fatie os cogumelos finamente. Separe as castanhas na metade. Aqueça um pouco de manteiga numa frigideira e coloque os cogumelos até que eles murchem um pouco. Adicione as castanhas. Acerte o sal. Apague o fogo e coloque a salsinha.
Montagem:
Faça uma cama com o purê, coloque o peixe com a pele virada pra cima e passe fios do molho por cima da pele e ao redor do purê. Coloque a saladinha de cogumelos ao lado e sirva imediatamente.

2 comentários:

Mari disse...

Léo e Bia,

Já conhecia (e sempre babei nas delícias que vcs postam) o blog de vocês, desde que eu tinha o meu antigo, mas nunca havia comentado...
Agora que estou de volta, com blog novo, vim deixar meu recadinho...
Nunca comi, e nem vi a batata roxa por aqui... mas a cor é mesmo fantástica... o gosto deve ser delicioso tbm (eu adoro batata doce)... =D
Esse prato está lindão!
Bjokas,

Mari

A Dona da Cozinha disse...

A um tempo não passo por aqui e só posso dizer que vcs se superam a cada visita minha. um bom gosto na escolha dos pratos, na arrumação e ainda uma pinta de coisas saborosérrimas.
hummm confesso, estou com água na boca por várias preparações que vi aqui!!miam miammmm
parabéns ao casal mais gourmet e refinado da net.
b-js paula